O sábado (31) vem sendo um dia de conquistas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Depois de medalhas no tênis de mesa, natação e atletismo, Wendell Belarmino garantiu mais um pódio para o Time Brasil.
O nadador brasileiro conquistou a medalha de prata nos 50m livre S11, destinada a atletas com deficiência visual. Wendell terminou a prova com o tempo de 26s11, o mesmo do chinês Dongdong Hua. O ouro ficou com o japonês Keiichi Kimura, com o tempo de 25s98.
Wendell Belarmino saiu da água ainda emocionado com a medalha de prata nos 50m livre S11 nos Jogos Paralímpicos de Paris. Em meio a um breve desabafo sobre o último ciclo, fez uma dedicatória à família e citou um nome: “E para o Ink, com certeza. Saudades dele”.
“Além de cão-guia, ele me auxiliou em tudo, foi muito importante para a minha recuperação mental e psicologia. Me deu outra motivação. Ele é um dos maiores personagens dessa medalha”. – Wendell Belarmino
Esta foi a quarta medalha de Wendell Belarmino em Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2020, o nadador conquistou o ouro nos 50m livre, prata no revezamento 4x100m livre misto 49 pontos e bronze nos 100m borboleta.
Na mesma prova, Matheus Rheine terminou na oitava colocação. O brasileiro finalizou os 50m com um tempo de 26s93.
O Brasil ocupa no momento a terceira colocação do quadro de medalhas: são 19 pódios ao todo, sendo sete ouros, três pratas e nove bronzes, atrás apenas de China e Grã-Bretanha.