Nesta terça-feira (18/02), o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) completa três anos de criação, consolidando-se como a maior iniciativa socioesportiva do Brasil. Criado em 2022, pelo Governo do Amazonas, o Pelci tem como missão fomentar o esporte de base e promover a inclusão social, o Pelci alcançou mais de 15 mil atletas em 64 núcleos espalhados pela capital e 10 polos no interior do estado.
“Hoje o programa Pelci comemora três anos, graças à iniciativa e ao investimento do governador Wilson Lima. Hoje é o maior projeto socioespoesportivo do país e além de revelar grandes talentos como o Juninho, que foi para o Atlhetico, a Jennyfer do Palmeiras, vai formar grandes cidadãos”, destacou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Leia mais: Governo do AM anuncia dois novos núcleos do Pelci na zona norte de Manaus

Com a ampliação do programa, atualmente 10 municípios são contemplados com diversas modalidades esportivas, entre elas futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol, jiu-jitsu, atletismo e wrestling. Os núcleos estão distribuídos em Manaus e em cidades estratégicas do interior, garantindo que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades esportivas e alcançar o alto rendimento.
Com foco na inclusão e na promoção da qualidade de vida, o Pelci segue crescendo e transformando a realidade de milhares de jovens, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do esporte no estado.


Atletas de base que se destacaram no Pelci alcançaram visibilidade nacional, como Ivan Benjamin integrado à base do Bahia (BA), Jennyfer Matos contratada pelo Palmeiras (SP) e Jackson Júnior, descoberto aos 10 anos no município de Codajás (240 quilômetros de Manaus) e está nas categorias de base do Athletico Paranaense.
“Foi no Pelci onde eu comecei a jogar. Recebi uma proposta do JC Itacoatiara para disputar o Brasileiro, me destaquei e subi para o profissional. Quando voltei para Manaus recebi duas propostas, uma de Brasília e outra de São Paulo, resolvi aceitar a do Palmeiras. Minha vida mudou muito, através do esporte e do Pelci”, enfatizou Jennyfer Matos.
Estão integrados ao Pelci iniciativas como o Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolinha nos Bairros e Campeões da Vila, ampliando ainda mais o alcance do programa e beneficiando milhares de jovens. Nos últimos anos, o programa se fortaleceu com a utilização de estádios e espaços esportivos da capital, como Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota, tornando-se um verdadeiro celeiro de talentos do esporte amazonense.