O Grande Prêmio da Emilia-Romagna da Fórmula 1 deste ano é marcado por homenagens a Ayrton Senna. Há exatos 30 anos, o ídolo brasileiro morreu tragicamente na corrida disputada na Itália, chamada na época de GP de San Marino.
Nesta quinta-feira, 16, dia que marca o início das atividades no autódromo Enzo e Dino Ferrari, os pilotos da Fórmula 1 participaram de um tributo ao tricampeão mundial com uma corrida a pé organizada por Sebastian Vettel. Os pilotos da F1, F2 e F3 partiram da linha de chegada e largada do circuito e fizeram uma parada no monumento em homenagem a Senna, ao lado da curva Tamburello, onde o piloto sofreu o acidente fatal.
Leia mais: F1: Williams anuncia renovação de contrato com Alex Albon
Os pilotos usaram uma camiseta amarela com a frase “Forever Senna” (Senna para sempre) com faixas nas cores verde e azul em alusão ao icônico capacete de Ayrton. As peças serão doadas a um leilão e a verba arrecada será destinada ao Instituto Ayrton Senna e à V5 Projects, instituição fundada por Vettel.
O fim de semana ainda terá mais reverências ao legado de Senna. Aposentado da F1 desde o fim de 2022, Vettel voltará à pista em um momento especial para pilotar o MP4/8, último carro do brasileiro na McLaren.