Presidente do São Paulo, Julio Casares é investigado pela Polícia Civil.
Relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) aponta que o mandatário recebeu R$ 1,5 milhão em depósitos em dinheiro vivo entre janeiro de 2023 e maio de 2025.
O valor corresponde a 47% da renda total do dirigente no período, segundo documentos publicados pelo Uol nesta terça-feira (6).
Os depósitos teriam acontecido de forma fracionada, prática que o Coaf define como uma tentativa de burlar os mecanismos de controle e fiscalização — chamada de “smurfing”.
A justificativa de Julio Casares ao banco foi de que os recursos recebidos em espécie são referente à bonificações de campeonatos. O próprio banco alertou ao Coaf, em 2023, que as operações na conta do presidente estavam fora do padrão.
Os relatórios do Coaf embasam investigação da Polícia Civil sobre possíveis desvios de dinheiro no São Paulo. De acordo com as apurações, foram sacados do clube R$ 11 milhões em espécie, entre janeiro de 2021 e novembro de 2025.
Contudo, os saques do clube não tem correlação com os depósitos na conta do dirigente.
Casares se defende
Através de nota oficial, assinada pelos advogados de defesa de Julio Casares, o presidente do São Paulo se posicionou:
“Os advogados Doniel Biaiski e Bruno Borragine, que representam a defesa particular de Julio Casares, afirmam que todas as movimentações financeiras de Julio, contidas nos relatórios do COAF, possuem origem licita e legítima, com lastro compatível com a evolução de sua capacidade financeira.
Esclareça-se que antes de assumir a presidência do São Paulo Futebol Clube, nosso constituído desempenhou e exerceu funções de alta direção na iniciativa privada, com boa remuneração.
Ademais, a origem e o lastro de tais movimentações serão detalhadas e esclarecidas no curso das investigações – com a apresentação de provas, declarações e informações fiscais – justamente para rebater qualquer ilação que se fizer e, ainda mais porque não tiveram acesso à integralidade do inquérito policial”.
Organizadas pedem renúncia
A Torcida Independente e a Dragões da Real, principais organizadas do São Paulo, pediram a renúncia de Julio Casares em notas oficiais.
A Independente fez fortes críticas ao dirigente e deixou o recado claro para a saída de Casares do clube.
“Eis que o tempo mostrou uma verdade cretina, covarde e canalha daquele que dizia ser o ‘presidente da arquibancada’. Hoje fazemos voz com todos que querem FORA CASARES, mas ele só sai por RENÚNCIA espontânea ou por impeachment do Conselho. BASTA de circo!”.

