Durante o evento de divulgação da tabela do Campeonato Carioca 2024, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, indicou a possibilidade do Rubro-Negro jogar uma partida da competição em Manaus. Caso confirme, será o primeiro jogo da equipe atualmente comandada por Tite na capital amazonense desde 2016.
“Temos ideia de levar jogos do Flamengo para duas cidades de fora do Rio de Janeiro. Uma delas é Belém, já conversei com o governador do Pará, que me convidou para a reinauguração do Mangueirão. Manaus é outra. A gente faz um acompanhamento dos públicos nos jogos do Flamengo e, por incrível que pareça, há uma incidência enorme de torcedores que vêm de Manaus para o Rio de Janeiro”, afirma Landim.
O Flamengo não joga em Manaus desde 2016, quando enfrentou o Vasco e acabou derrotado por 2 a 0 também pelo Campeonato Carioca. Naquela ocasião, o jogo registrou a maior audiência na história da Arena da Amazônia, um recorde que só seria superado três anos depois, durante a final da Série D entre Manaus e Brusque.
Em 2014, no Brasileirão, o clube enfrentou o Botafogo e perdeu por 2 a 1 na rodada 31. Pela rodada 37 daquele mesmo campeonato, o Rubro-Negro triunfou sobre o Vitória, com um placar de 4 a 0. No ano seguinte, em 2015, a equipe carioca esteve presente em dois amistosos, válidos pelo Super Series Manaus. Na competição de pré-temporada, venceu Vasco e São Paulo, ambos pelo placar de 1 a 0.
“Para vocês terem ideia, o Amazonas é o 4º estado que mais coloca gente no Maracanã em alguns jogos, só perde para Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Pelas nossas pesquisas, mais de 50% da população de Manaus torce para o Flamengo. Então, a gente tem que dar um retorno para eles. É uma forma da gente presentear esses grandes torcedores”, completa o presidente do clube.
Campeonato Carioca 2024
Durante a reunião com os times da Série A, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) decidiu manter o formato utilizado no ano anterior, no qual 12 clubes competem entre si, em pontos corridos, onde os quatro melhores garantem vaga para as semifinais. O início está programado para os dias 17 e 18 de janeiro.
Dentre as mudanças para 2024, estão as transmissões. O Canal Goat, que transmite a Liga Saudita, o Campeonato Alemão e o Novo Basquete Brasil, passa agora a transmitir o Campeonato Carioca pelo YouTube, bem como os Estaduais do Ceará e de Pernambuco. O grupo Bandeirantes assumiu os direitos de transmissão na TV aberta e também por assinatura.
Além disso, pelo regulamento da competição, os clubes participantes são obrigados a utilizarem o time considerado “principal”, no mínimo, a partir da quarta rodada. Em 2023, a medida indicava a utilização a partir da terceira.