A ginasta brasileira Rebeca Andrade foi a convidada da apresentadora Ana Maria Braga, no programa Mais Você, desta terça-feira (13). Durante a conversa, a atleta falou sobre a situação envolvendo as ginastas Jordan Chiles e Ana Barbosu e a medalha de bronze no solo, na Olimpíada de Paris 2024.
A apresentadora falava sobre o momento em que Rebeca foi homenageada pelas companheiras de pódio Simone Biles e Jordan Chiles. A brasileira foi reverenciada pelas adversárias após conquistar a medalha de ouro na prova.
“Esse terceiro lugar, o bronze, ela perdeu a medalha né? Como foi essa história?”, perguntou Ana Maria.
“Está uma confusão. A gente não sabe como vai ser o final. As meninas pediram recurso de notas, para poderem rever tudo o que está acontecendo. Mas eu não sei mesmo como a FIG (Federação Internacional de Ginástica) vai resolver isso”, comentou Rebeca.
No último sábado (10), a Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitou o recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG). Com a decisão, a medalha de bronze antes conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, pertence, agora, à ginasta romena Ana Barbosu. A informação foi confirmada pela FRG.
Reverência
Rebeca Andrade também comentou no Mais Você sobre a reverência recebida no pódio do solo em Paris.
“Foi sensacional. Elas entenderam que era um momento muito importante e especial para mim. E ao mesmo tempo, para nós”, iniciou.
“Estávamos lá, três mulheres pretas representando tantas coisas. Foi tão especial. Foi histórico. Nunca tinha acontecido”, continuou a brasileira.
“Eu não acho que foi uma reverência só para mim. Mas para todas as meninas, mulheres e todas as pessoas que batalharam tanto para mostrar que é possível, que pode acontecer, que a gente merece estar ali”, disse.
“E por ser um momento especial para mim, que eu acredito que elas tenham entendido isso também, fizeram sabe? Foi sensacional”, finalizou a ginasta.