O 2 a 1 para a Colômbia na última quinta-feira (16) consolidou a segunda derrota seguida da Seleção Brasileira nestas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O resultado ruim fora de casa, em Barranquilla, também fez a equipe atingir uma série de marcas negativas sob o comando de Fernando Diniz.
O revés no Estádio Metropolitano marcou a primeira vez que o Brasil foi superado pela Colômbia na história da competição. A Seleção Brasileira também já tinha colaborado para outro adversário quebrar um tabu, quando o Uruguai derrotou o time por 2 a 0 na última Data Fifa e conseguiu a primeira vitória contra os Canarinhos em 22 anos.
Os dois resultados também simbolizam a primeira vez na história que o Brasil perdeu duas partidas seguidas pelas Eliminatórias.
Levando em conta ainda o período em que Ramon Menezes assumiu interinamente, a Seleção faz o pior início de ciclo pós-Copa desde 2002. Neste ano, a defesa já foi vazada 13 vezes, o mesmo número de gols sofridos na soma de 2020 a 2022.
Agora, Fernando Diniz terá alguns dias para tentar ajustar o time antes do próximo compromisso. O Brasil voltará a campo na terça-feira (, quando enfrentará a Argentina no Maracanã. O clássico está marcado para 21h30 (de Brasília).
Atualmente, a Seleção Brasileira ocupa a quinta colocação na tabela das Eliminatórias, com somente sete pontos em cinco jogos. Em caso de outra derrota na próxima rodada, a equipe pode ser ultrapassada e ficar de fora da zona de classificação para a Copa do Mundo.