EUA – A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (28) em busca da primeira vitória na Copa América. O time comandado por Dorival Júnior enfrenta o Paraguai, em Las Vegas, às 22h (horário de Brasília). O Grupo Globo transmite o jogo em diversas plataformas.
Na segunda-feira (24), o Brasil empatou com a Costa Rica pela Copa América, por 1 a 1, em Los Angeles, na estreia na competição continental mais antiga do futebol mundial. Nesta sexta, mais cedo, às 19h (horário de Brasília), a Colômbia joga contra a Costa Rica, no Arizona, no outro confronto do grupo.
O técnico Dorival Júnior está otimista com a Seleção. “Não vi nenhuma equipe jogando muito mais do que a nossa jogou. Entendo que o resultado não foi adequado e me responsabilizo por ele, mas vamos construir a nossa classificação”, disse o treinador.
“Para quem vive o futebol e tem conhecimento mínimo, sabemos que a seleção tem muito evoluir, mas está em um caminho muito bom”, acrescentou.
Dorival Júnior treina a Seleção nos Estados Unidos
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
CONFRONTOS
O Brasil não perde para os paraguaios desde 2008. Desde então, o time acumula quatro vitórias e cinco empates. No embate mais recente, em 1º de fevereiro de 2022, os brasileiros golearam por 4 a 0 no Mineirão, em confronto válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Raphinha, Phillippe Coutinho, Antony e Rodrygo foram os autores dos gols.
Brasil e Paraguai se encaram há mais de um século. A equipe verde e amarela saiu vitoriosa em 49 deles, além de 22 empates e 11 derrotas, com 179 gols marcados e 66 sofridos.
“Independente da atitude do adversário, o Dorival vem nos preparando da melhor forma possível. Já fizemos treinamentos de pressão alta, de bloco baixo. Independente da maneira que o Paraguai venha nos enfrentar amanhã, estamos preparados para fazer um grande jogo, com as nossas estratégias, com a nossa força”, afirmou o zagueiro Marquinhos.
CALOR INTENSO
Marquinhos durante treino pela Seleção Brasileira
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
O verão em Las Vegas é sufocante. A hidratação dos atletas é uma das preocupações dos médicos e fisiologistas da Seleção. Las Vegas enfrenta temperaturas acima da média. Na véspera da partida, a cidade registrou 44º C.
Na partida, os jogadores não enfrentarão o calor. O estádio é climatizado e a temperatura é controlada por uma moderno sistema.
“Ter um estádio climatizado vai favorecer o futebol, o calor é muito grande. Vamos usar isso a nosso favor, um fator que pode nos ajudar estando um pouco mais fresco”, disse Marquinhos.
CAPITAL DO ESPORTE
Allegiant Stadium será o palco do jogo da Seleção nesta sexta-feira
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
O jogo será no Allegiant Stadium, inaugurado em 2020, e considerado o principal trunfo da cidade para se tornar a capital do esporte do mundo. A cidade erguida no meio do deserto começou uma corrida há cerca de dez anos para atrair as principais ligas do esporte norte-americano.
Até agora, já conta com times nas três principais ligas, como a NHL (hóquei), NFL(futebol americano) e WNBA (basquete feminino). No ano passado, a cidade também sediou uma etapa do mundial de F1.
O Allegiant Stadium é o maior orgulho dos responsáveis de transformar Las Vegas em capital do esporte mundial. Revestido de vidro preto, com fitas de neon brancas percorrendo a fachada, o imponente estádio parece um carro de luxo. Segundo o designer do projeto, David Manica, presidente e proprietário da MANICA Architecture, a arena poderia evocar a velocidade e o luxo de uma sofisticada Maserati.
Leia mais: Arana analisa próximo confronto na Copa América