ESPANHA – A Seleção Brasileira desembarcou na noite deste domingo (24), em Madri, na Espanha, para enfrentar os anfitriões, no segundo amistoso na Europa nesta temporada. No último sábado (23), o Brasil enfrentou a Inglaterra, em Wembley, e venceu os donos da casa por 1 a 0 com gol marcado por Endrick.
Em Madri, a Seleção Brasileira fará apenas um treino. Será no Estádio Alfredo Di Stéfano, a partir das 16h30 (horário local).
Brasil e Espanha se enfrentam na terça (26), às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri. A partida será a segunda sob o comando do técnico Dorival Júnior.
Leia mais: Endrick marca, seleção brilha e Brasil vence Inglaterra em Wembley
Seleção de craques
Dos 26 atletas chamados por Dorival Júnior para os amistosos de março contra Inglaterra e Espanha, onze já conquistaram títulos pelas equipes de base do Brasil e agora estão em busca de aumentar seu sucesso vestindo a Amarelinha com a Seleção Principal.
No sábado (23), o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0, em Wembley, com gol de Endrick. Na terça (26), a Seleção enfrenta a Espanha, encerrando a série de dois amistosos com adversários da Europa.
A lista dos campeões na base é formada por Danilo, Yan Couto, Wendell, Beraldo, Bruno Guimarães, Douglas Luiz, Lucas Paquetá, Endrick, Richarlison, Savinho e Vinicius Júnior.
Endrick conquistou o Torneio de Montaigu em 2022 com a Seleção Brasileira Sub-17
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
Ao longo desta convocação, o treinador foi forçado a cortar jogadores em razão de lesões. Caso isso não tivesse acontecido, seriam outros quatro atletas que levantaram taças pela base do Brasil: Ederson, campeão do Torneio de Toulon em 2014; Gabriel Martinelli, medalhista olímpico de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; Casemiro, campeão do Sul-Americano Sub-17 em 2009, do Sul-Americano Sub-20 e da Copa do Mundo Sub-20, ambos em 2011; e Marquinhos, campeão do Sul-Americano Sub-17 em 2011, do Torneio de Toulon em 2014 e medalhista olímpico de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Jogos Olímpicos
O time de Dorival Júnior tem três vencedores da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Richarlison, Bruno Guimarães e Douglas Luiz. O trio foi titular na campanha que chegou ao bicampeonato olímpico no Japão.
O outro medalhista entre os convocados por Dorival Júnior é Danilo, que ficou com a prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Seleção Olímpica enfrentou a Espanha no Estádio de Yokohama, na final da Olimpíada de Tóquio 2020
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Copa do Mundo Sub-20
Jogador mais experiente do grupo convocado por Dorival, Danilo é campeão mundial Sub-20 pelo Brasil. Na Colômbia, ele faz parte de um time de grandes promessas, que mantiveram o destaque e alcançaram a Seleção principal, como Casemiro, Alex Sandro, Philippe Coutinho e Oscar.
Danilo é campeão mundial Sub-20 pelo Brasil
Créditos: FIFA
Copa do Mundo Sub-17
Em edição sediada no Brasil, Yan Couto fez parte da conquista do Mundial Sub-17. A Copa foi repleta de momentos eletrizantes, em especial na semifinal contra a França e na decisão contra o México, que culminou no quarto título brasileiro da competição.
Yan Couto pela final da Copa do Mundo Sub-17
Créditos: Alexandre Loureiro/CBF
Sul-Americano Sub-20
Danilo e Savinho são os campeões Sul-Americanos Sub-20. O lateral-direito levantou a taça em 2011, ao lado de uma geração estrelada por Casemiro, Alex Sandro, Lucas Moura, Oscar e Neymar. Enquanto o atacante viajou com a delegação para a Colômbia, sede da competição, mas se lesionou antes do primeiro jogo.
Douglas Mendes e Marlon Gomes com as camisas de Weverton e Savinho, atletas campeões que não disputaram todo o Sul-Americano Sub-20
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF
Seleção e Sul-Americano Sub-15
Entre os 26 convocados, Vinicius Júnior e Savinho são os mais jovens a se sagrar campeões pela Seleção Brasileira, com o título do Sul-Americano Sub-15. Coincidentemente, as duas conquistas vieram nos pênaltis.
Vini fez história em 2015 contra o Uruguai, após a vitória por 5 a 4 nas penalidades. Já Savinho conquistou o título em 2019, na decisão contra a Argentina, vencida por 5 a 3.
Savinho, camisa 7, comemora conquista do Sul-Americano Sub-15
Créditos: Rudy Lezcar/CBF
Torneio de Montaigu
Em 2022, o Brasil quebrou um jejum de 38 anos sem o título Montaigu, na França. Aos 15 anos, Endrick foi o grande nome da conquista da competição Sub-17 e venceu os prêmios de melhor jogador e artilheiro do tradicional torneio.
Endrick com os troféus de melhor jogador e artilheiro do Torneio de Montaigu
Créditos: Bruno Pacheco/CBF
Torneio de Toulon pela seleção
Organizado desde 1967, o torneio é tradicional no calendário Sub-21 e é sediado na França, na cidade de Toulon. O Brasil é eneacampeão do campeonato. Das duas últimas conquistas, a equipe tem um representante cada que está hoje na Seleção Principal: o lateral-esquerdo Wendell em 2014 e o meio-campista Douglas Luiz em 2019.
Torneio Internacional Sub-20
Realizado em 2022, no Espírito Santo, a competição serviu de preparação para o Sul-Americano da categoria no ano seguinte, conquistado também pelo Brasil. Beraldo foi um dos convocados para o torneio que foi disputado também por Uruguai, Paraguai e Equador.
Quadrangular de Seleções
Douglas Luiz e Lucas Paquetá conquistaram o Quadrangular de Seleções em 2016, torneio Sub-20 disputado no Chile e que teve a participação de Uruguai e Equador, além dos donos da casa. Rogério Micale foi o treinador durante a competição.