Teve início nesta quinta-feira (21) a 1ª edição dos Jogos Inclusivos Municipais da Semed (Jims). Quase três mil estudantes compareceram à cerimônia na arena poliesportiva Amadeu Teixeira, no bairro Flores (zona Centro-Sul).
O objetivo dos Jogos Inclusivos é fomentar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo, participativo, educacional e inclusivo, por meio de atividades paradesportivas.
As atividades são dirigidas a todos os estudantes da educação especial (público-alvo principal) e demais estudantes da rede pública municipal de Manaus, com vistas a assegurar o direito constitucional previsto no artigo 217, da Constituição Federal de 1988.
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Programação
A programação segue até o próximo sábado (23), e conta com atividades de recreação paradesportiva voltado aos discentes da educação infantil, bem como nas modalidades esportivas de Atletismo, Vôlei Sentado, Tênis de Mesa, Golbol, Badminton, Futebol Adaptado, Halterofilismo, Lutas, Basquete em cadeira de rodas e Tiro ao Alvo, que serão realizadas também na arena poliesportiva Amadeu Teixeira.
O encerramento será realizado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam), e será destinado aos estudantes do ensino fundamental 2 e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), previamente inscritos para a participação no evento.
Cuidado e respeito
A secretária da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida, reforçou o cuidado e respeito com as pessoas com deficiência. “Nós precisamos dar as mãos nessa questão que não é só pedagógica, é uma questão de saúde, emocional, social, que nós trabalhamos. Nós precisamos ampliar os nossos centros municipais de educação especial, para que, em cada ponto da cidade, nós possamos ter um, para atender com as terapias as crianças de cada escola nossa”, afirmou a secretária.
Inclusão nas escolas
Para trabalhar a inclusão em toda rede de ensino, a Semed atende as mais variadas deficiências com os alunos inclusos como: intelectuais, sensoriais-visual, auditiva e surdo cegueira, física, transtorno do espectro autista, deficiência múltipla, altas habilidades e superdotação, que vai desde o maternal até a EJA, como destacou a titular da pasta, Dulce Almeida.
“Nós temos um trabalho muito grande dentro da Semed, porém precisamos de mais investimentos e mais recursos, e nós já estamos em busca disso. Queremos implementar a ecoterapia, porque é uma determinação do prefeito, que tem esse olhar sensível com os nossos alunos”, completou.
*com informações da assessoria