O SESI Franca Basquete (SP) é o novo campeão da Copa Intercontinental FIBA, o Mundial de Clubes. O título foi garantido após o time brasileiro vencer o Telekon Bonn, da Alemanha, por 70 a 69 em partida realizada no domingo (24), em Singapura.
A decisão da Copa Intercontinental aconteceu nos últimos dois segundos de partida com um arremesso certeiro de Lucas Dias. Os pontos da cesta viraram o placar que até então estava em 69 a 68.
Leia também: Amazonas supera Volta Redonda fora de casa e foca no Paysandu a caminho da Série B
Com o título, os francanos e juntam as equipes do Sírio e do Flamengo ente os brasileiros campeões do mundo. Ainda em marcas históricas, o Franca também está em destaque por ser campeão paulista, nacional e também da Champions League, contando também com um recorde de vitórias seguidas.
Na campanha para o Intercontinental, o Franca bateu o G-League Ignite, dos EUA; o Al Ahly, do Egito; e o Bonn.
Outro feito da equipe que entra para a história é a escolha do cestinha da vitória, Lucas Dias, como o MVP (Jogador Mais Valioso) da final, com 14 pontos e seis rebotes. O MVP do campeonato também foi do Franca: David Jackson, do Franca, foi eleito com médias de 17 pontos, 5,7 assistências e 4,3 rebotes por jogo.
Temporada perfeita
O título intercontinental, além de inédito, coroou uma temporada perfeita da equipe da cidade conhecida como a capital do basquete no Brasil. O torneio em Singapura foi o último episódio da temporada 2022-23, que teve Franca vencendo os títulos do Campeonato Paulista, da Copa Super 8, do NBB e da Champions League Américas.
Este último, que credenciou o time à disputa da Copa Intercontinental da FIBA, foi conquistado de maneira invicta, com dez vitórias em dez jogos. Além disso, no decorrer da temporada, a equipe estabeleceu a maior sequência invicta da história do basquete brasileiro, ganhando 46 partidas consecutivas.
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete e Agência Brasil