Manaus (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) realizou, na manhã de domingo (14), a “Operação Handicap”. Os alvos das investigações foram jogadores, empresários e membros da comissão técnica do Esporte Clube Iranduba da Amazônia, após indícios apontarem manipulação de resultados durante uma partida do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional 2023.
De acordo com o MP, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão na cidade de Boa Vista (RR). A ação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com apoio do Ministério Público de Roraima (MPRR).
Leia também: TJD-AM entrega processos de manipulação de jogos
A denúncia foi oficializada pelo Presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, em cumprimento a decisão do juízo plantonista criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas a pedido do Ministério Público.
As medidas foram determinadas pelo Poder Judiciário do Estado do Amazonas após requerimento formulado pelo GAECO. A decisão foi encaminhada para a Comarca de Boa Vista (RR).
Handicap é uma alusão a um tipo de aposta muito comum em sites de bancas onlines, sendo o modelo preferido por grupos criminosos que atuam manipulando resultados de jogos de futebol.
*Com informações da assessoria