Manaus (AM) – A equipe estratégica da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) realizou a entrega de fomento esportivo para 13 núcleos do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) em Tabatinga, distante 1.107 quilômetros de Manaus, e analisou a viabilidade de instalação de novos núcleos em quatro outros municípios da região do Alto Solimões.
Tabatinga conta com cerca de 700 atletas em modalidades como futsal, futebol de campo, vôlei, basquete, jiu-jitsu e judô, e deve receber mais três núcleos do projeto +Futevôlei nos Bairros.
Leia também: Fisiculturista amazonense embarca para competição em Portugal
Além de Tabatinga, foram visitados Benjamim Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Icá e Tonantins. “Nossa passagem por Tabatinga, e outros municípios do Alto Solimões, é extremamente estratégica. Aqui temos potenciais esportivos de diversas modalidades e queremos trabalhar tanto o alto rendimento olímpico quanto o esporte de base, que educa e estabelece vínculos saudáveis para uma sociedade mais forte”, comentou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
Integração com indígenas
Mais de 30% do público do programa no município são das comunidades indígenas Umariaçu 1 e 2, que recebem aulas de futebol, futsal, jiu-jitsu, judô, vôlei, entre outros.
“É valioso o trabalho realizado aqui, formamos atletas de alto rendimento trabalhando a base e aqui está se estabelecendo uma base forte. Em um trabalho a longo prazo queremos ver o alto rendimento do Alto Solimões brilhando cada vez mais forte”, comentou o atleta olímpico e coordenador do projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, Sandro Viana.
Com apenas 7 anos de idade, Maurício Souza é atleta de futsal e treina no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) João Carlos Carlos Pereira dos Santos. “É meu esporte favorito, e aqui no Pelci eu vejo que posso sonhar em ser profissional”, comentou.
Para Ana Maria de Souza, avó do atleta, é notório o desenvolvimento do seu neto tanto na escola como em casa devido a prática esportiva. “Maurício era introvertido e preferia sempre brincar sozinho. Depois que ele iniciou as aulas de futsal no Pelci, ele já interage mais em todos os ambientes, inclusive na escola teve uma melhora perceptível, porque o projeto cobra e incentiva um bom desempenho nos estudos. É maravilhoso”, relatou a dona de casa.
Referência nacional
Referência nacional com mais de 10 mil atletas em todo estado, o Pelci conta com mais cinco polos no interior do Amazonas nos municípios de Codajás, Envira, Fonte Boa, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira.
*com informações da assessoria