Nove novatos participaram do Treino Livre 1 do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, na manhã desta sexta-feira (5).
Com isso McLaren, Ferrari, Red Bull, Williams, Haas e Alpine terão um de seus pilotos titulares fora dessa sessão. Já a Aston Martin vai colocar novatos nos dois carros.
Segundo o atual regulamento da Fórmula 1, cada titular tem que ser substituído por um novato que não está no grid em dois treinos livres durante a temporada — um aumento em relação a 2024, que exigia apenas um.
É considerado rookie qualquer piloto que não tenha mais de duas largadas em Grandes Prêmios da categoria, independentemente da idade.
As equipes podem colocar a mesma pessoa nos quatro treinos livres obrigatórios, caso queiram.
Entre as principais atrações do TL1 de Abu Dhabi estão Arvid Lindblad, confirmado esta semana como piloto Racing Bulls no ano que vem, e Arthur Leclerc, irmão de Charles.
Quem são rookies confirmados no TL1 de Abu Dhabi:
Pato O’Ward – McLaren
O mexicano de 26 anos, piloto reserva da McLaren, substitui Oscar Piastri. Em seu GP “em casa”, no México, ele participou de outra sessão, mas no lugar de Lando Norris.
Em 2025, ele foi vice-campeão na Indy pela Arrow McLaren.
Arvid Lindblad – Red Bull
O piloto da Fórmula 2, de apenas 18 anos, vai participar de seu terceiro Treino Livre 1 pela Red Bull. Ele já tinha guiado o RB21 em Silverstone, em julho, e no México, em outubro.
Na primeira, ele substituiu Yuki Tsunoda. Na segunda, Max Verstappen. E agora, Lindblad volta a assumir o carro do japonês, que se despede da equipe como piloto titular, assumindo a função de reserva em 2026.
Com uma etapa restante na Fórmula 2, o britânico ocupa a sexta posição no campeonato, com duas vitórias.
No início da semana ele foi confirmado como piloto da Racing Bulls, equipe irmã da Red Bull, em 2026, ao lado de Liam Lawson. Lindblad será o único novato no grid.
Arthur Leclerc – Ferrari
Arthur vai assumir o carro de Lewis Hamilton para correr ao lado do irmão mais velho, Charles, na Ferrari.
Os Leclerc já fizeram história na Fórmula 1 há um ano, na mesma sessão, quando se tornaram os primeiros irmãos a correr como companheiros de equipe.
Depois de passar pelas categorias de base, Arthur é piloto de desenvolvimento da Scuderia nas últims duas temporadas.
Luke Browning – Williams
Browning, de 23 anos, faz parte da academia de pilotos da Williams e também disputa atualmente a Fórmula 2, ocupando a quarta colocação.
Essa é sua quarta participação em um TL1, dessa vez assumindo o carro de Alex Albon. Ele já pilotou no GP do México, no início deste ano no Bahrein, e no GP de Abu Dhabi de 2024.
Jak Crawford – Aston Martin
Jak Crawford fará seu segundo final de semana de Fórmula 1 durante o Treino Livre 1 de Abu Dhabi, depois de também ter pilotado no México.
Assim como da primeira vez, o norte-americano, de 20 anos, vai assumir o carro de Lance Stroll.
Mais um dos rookies que ainda está na Fórmula 2, ele vice na atual temporada.
Cian Shields – Aston Martin
Cian Shields, de 20 anos, fará seu primeiro treino livre na Fórmula 1 nesta sexta (5), assumindo o carro de Fernando Alonso.
Ele fez sua primeira temporada da Fórmula 2 esse ano, com AIX Racing, mas seu melhor resultado foi um P12, fazendo com que ele não pontuasse no campeonato.
Ayumu Iwasa – Racing Bulls
Iwasa, de 24 anos, vai assumir o lugar de Liam Lawson pela segunda vez no ano, depois de fazer o mesmo no México.
Esta será a quinta participação dele em uma sessão de treino livre. Além do GP em outubro, o japonês já pilotou pela Red Bull no Bahrein, no início de 2025, e duas vezes pela Racing Bulls na temporada passada.
Ele foi campeão da Super Fórmula em novembro.
Paul Aron – Alpine
Paul Aron, de 21 anos, vai assumir o carro de Pierre Gasly no TL1 do GP de Abu Dhabi, também repetindo o que fez no México.
Essa será a quinta participação do estoniano apenas nesta temporada. Além da corrida em outubro, ele já tinha guiado pela Sauber em Silverstone e no Hungaroring, e participou do treino em Monza pela Alpine.
Piloto reserva da Alpine, Aron ficou em 3º na Fórmula 2 em 2024 e, chegou a ser cotado para uma vaga na equipe francesa para 2026, antes de Franco Colapinto ser confirmado para mais um ano.
Ryo Hirakawa – Haas
O mais velho do grupo, com 31 anos, Hirakawa fará sua quinta participação em treinos livres nesta temporada, substituindo Esteban Ocon.
No início do ano, como parte da Alpine, ele correu no TL1 no GP do Japão. Em abril, o japonês se juntou à Haas e já fez os treinos do Bahrein, Barcelona e México.

