Nesta segunda-feira (4), a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) anunciou o novo formato para a próxima Liga dos Campeões da Europa (UCL). As outras duas competições do Velho Continente, Liga Europa (UEL) e Liga Conferência (UECL), também mudarão a forma de disputa.
A partir da próxima temporada, a UCL passa a ter 36 clubes ao invés de 32. Além disso, a primeira fase não será mais disputada em grupos e passa a ser jogada com pontos corridos, com um só grupo, seguida de mata-mata.
A iniciativa acontece como uma resposta à proposta de clubes que pretendiam criar a Superliga, que reivindicava jogos de mais apelo midiático na primeira fase. Além disso, permite que haja mais datas competitivas e garante, aos clubes de menor expressão, oito jogos na maior competição de clubes da Europa.
Ao todo, cada time terá oito jogos nesta fase inicial, com oito adversários diferentes. Os confrontos serão definidos por sorteio, que divide os participantes em quatro potes, de acordo com o coeficiente da Uefa.
As equipes enfrentam dois clubes de cada pote, sendo uma partida em casa e outra fora. Os oito primeiros colocados se classificam direto para as oitavas-de-final. Os times da nona posição até a 24ª irão se enfrentar em um play-off para conseguir uma vaga na próxima fase da Liga dos Campeões.
As equipes que perderem, seguem para a Europa League. Os times que ficarem do 25º lugar até o 36º estarão eliminados. Na fase mata-mata, a partir das oitavas, a competição segue o mesmo formato atual, mas com nove jogos por dia, dentro e fora de casa.
A Liga Europa e a Conference League também serão disputadas como uma liga e com 36 equipes. A diferença é que a Liga Conferência terá seis jogos, definidos por seis potes.