O Vasco lançou o novo primeiro uniforme para esta temporada com homenagem ao Amazonas. Da mesma forma que o segundo uniforme, a primeira camisa contém a frase “Que Honra Ser” na nuca, contou com a participação de modelos manauaras e símbolos do estado na divulgação.
A estreia da camisa será no próximo domingo (23), na partida contra o Athletico (PR) em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. As primeiras imagens publicitárias da nova camisa, com o teaser que promovia o “Que Honra Ser”, já mostravam o Teatro Amazonas ao fundo, para remeter à nacionalização da torcida vascaína.
O clube afirma que o Amazonas tem o sócio-torcedor fora do Rio de Janeiro mais antigo do país e uma das maiores torcidas descentralizadas do Cruz-Maltino. Por isso, a cidade escolhida para representar a campanha foi Manaus e o ensaio fotográfico para divulgação da nova camisa aconteceu no Atelier Cláudio Andrade, localizado no Conjunto Acariquara, bairro Coroado 3.
Os modelos da campanha foram torcedores locais que cultivam no peito uma paixão pelo Vasco. O novo uniforme, que comemora os 125 anos do clube, está disponível desde a última quinta-feira (20), em todas as lojas oficiais.
Torcedores sempre e modelos por um dia
Gabriel Gonçalves tem 24 anos e disse ter realizado um sonho na oportunidade de vestir a nova camisa para as fotos. Em 2022, ele foi com o pai assistir a um jogo do Vasco na Arena da Amazônia e sua postagem contando da experiência viralizou nas redes sociais.
“Eu tenho certeza de que esse momento ficou marcado na minha vida e será transmitido aos meus filhos, meus netos e toda a minha geração, pois serão todos vascaínos. Meu amor pelo Vasco surgiu através da minha família, pelo meu pai que é vascaíno de coração, de alma” conta o torcedor.
Júlia Melo tem 27 anos e participou do ensaio com sua filha, Maria Valentina, de um ano e oito meses. Juntas, elas vivem a paixão pelo Vasco e sentem orgulho de carregar a Cruz de Malta e sua representatividade no peito. Júlia é portadora de Distrofia Muscular do Tipo Cinturas (DMC), uma doença rara que causa a degeneração muscular, provocando fraqueza devido às mutações gênicas específicas.
“Nesse período mais difícil da minha vida a única coisa que eu não deixei de fazer foi acompanhar o Vasco, pois foi através dele que também conheci pessoas incríveis, pessoas essas que me incentivaram muito a olhar as coisas com uma perspectiva diferente quando eu estava no meu pior momento” revela.
Seu Francisco Marques de Oliveira Neto tem 77 anos e carrega o amor vascaíno desde 1945. A paixão é tanta que até um de seus netos leva o nome do jogador Bismarck, que atuou com a camisa alvinegra entre 1987 e 1993.
“Em 1945, meu pai estava vestido com uma camisa do Vasco e eu não sabia quem. Então disse ‘meu pai, eu posso ser do seu time? Que time é esse?’ aí ele me disse esse daqui é o Vasco da Gama. E desde então a paixão passa de geração em geração”, explica, sobre como tudo começou.
Natália Barbosa Sousa, de 26 anos, é mãe de Anthony Marcos, de sete anos. Eles também participaram juntos do ensaio. “É uma honra enorme fazer parte disso porque vamos estar marcados ali nessa parte da história do Vasco e mostrar nossas belezas amazônicas, que é o que mais temos aqui, nossas florestas, nossos costumes”, afirma a torcedora.
Anthony tinha quatro meses de vida quando o Vasco foi jogar em Manaus no ano de 2016. Ele apareceu em uma foto no colo do ídolo vascaíno Nenê e o momento viralizou nas redes sociais.
“Toda vez que o Vasco vem jogar em Manaus a gente não perde nenhum momento. Na ocasião, ele estava com quatro meses e fomos para o aeroporto. Quando o elenco desembarcou, eu estava na grade com ele no colo e o Nenê o pegou para tirarem uma foto e até hoje essa foto ficou eternizada”, relembra a mãe.