O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira (25) sua segunda lista de convocados na seleção brasileira. A convocação e válida para as partidas contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em setembro.
O Brasil recebe o Chile no dia 4 de setembro, uma quinta-feira, às 21h30 no Maracanã. Cinco dias depois, a equipe de Ancelotti fecha a participação nas Eliminatórias contra Bolívia em El Alto, às 20h30.
A lista de Ancelotti conta com algumas surpresas, como o retorno de Lucas Paquetá, após absolvição em caso de apostas esportivas, e a primeira convocação de Kaio Jorge, do Cruzeiro, atual artilheiro do Brasileirão.
Veja a lista:
Goleiros
- Alisson
- Bento
- Hugo Souza
Defensores
- Éder Militão
- Alexssandro Ribeiro
- Alecssandro
- Caio Henrique
- Douglas Santos
- Gabriel Magalhaes
- Marquinhos
- Vanderson
- Wesley
Meias
- Andrey Santos
- Bruno Guimarães
- Casemiro
- Joelington
- Lucas Paquetá
Atacantes
- Rodrygo
- Estêvão
- Gabriel Martinelli
- João Pedro
- Kaio Jorge
- Luiz Henrique
- Matheus Cunha
- Rafinha
- Richarlison
Ausências
A ausência mais sentida na convocação desta terça-feira foi a do atacante Neymar, que atua pelo Santos. Segundo informações divulgadas inicialmente pelo Globo Esporte no último fim de semana, Neymar teria um edema na coxa recém-descoberto.
Inclusive, Ancelotti esteve em Salvador para acompanhar o jogo do Santos com o Bahia no último domingo (24), mas não pôde ver Neymar, que estava suspenso e também com queixas de com dores na coxa, segundo informou o Estadão.
A condição física do atleta é a justificativa para não ter sido convocado. “Não precisamos testar Neymar. Todo mundo conhece Neymar. Neymar pode, como todos os outros, chegar a uma boa condição física”, afirmou Ancelotti na coletiva de hoje.
A última convocação de Neymar ocorreu quando Dorival Júnior ainda era técnico da seleção, em março de 2025. Contudo, o atleta deixou de ser relacionado oito dias depois, por causa de uma lesão.
Neymar não defende a amarelinha desde outubro de 2023, quando Brasil e Uruguai se enfrentaram no Estádio Centenário, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A partida que terminou 2 a 0 para os uruguaios.
Endrick e Vini Jr., atacantes do Real Madrid, também ficaram de fora da convocação. O ex-jogador do Palmeiras está em recuperação de uma lesão muscular e, por isso, não foi incluído. Já o camisa 7, suspenso para o próximo jogo das Eliminatórias, deve ser poupado.
De acordo com o jornal Marca, a decisão de não convocar Vini Jr. está relacionada ao contexto atual da seleção brasileira. Já classificado, o Brasil enfrentará o Chile no dia 4, no Maracanã, partida da qual o atacante está suspenso. Na semana seguinte, a equipe viaja à Bolívia para enfrentar os donos da casa.