A Vila Olímpica de Manaus, praça esportiva administrada pelo Governo do Amazonas, completa 35 anos de fundação nesta quarta-feira (26/03), consolidada como palco de grandes competições e celeiro de grandes atletas internacionais. O espaço oferece infraestrutura para diversas modalidades, ajuda na formação do desporto de base e tem um dos mais importantes centros de treinamentos do Brasil.
“A Vila Olímpica é um símbolo do compromisso do Governo do Amazonas com o esporte, proporcionando infraestrutura de alto nível para o desenvolvimento de nossos atletas e a realização de grandes competições. Seguiremos investindo para que esse legado continue formando campeões e transformando vidas por meio do esporte”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Com uma área de 202.775 metros quadrados, a Vila Olímpica recebeu como evento inaugural o 1° Meeting Internacional de Atletismo de Manaus, no dia 26 de março de 1990, que reuniu grandes nomes na capital amazonense. Sandro Viana, um dos grandes do atletismo nacional, começou sua trajetória no espaço, culminando com a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, conquistando também o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) e de Guadalajara (2011), todas no revezamento 4x100m.
O complexo é o grande palco competições nacionais realizadas em solo amazonense. A Vila sedia etapas do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, Etapas do Nacional de Polo Aquático, Campeonato Brasileiro de Flag Football, Brasileiro de Tiro com Arco e diversas outras competições que ocorrem em solo amazonense graças a sua estrutura multifuncional.
A estrutura da Vila Olímpica conta com tatame, pista de atletismo certificada para competições oficiais, arquibancada para 1.500 espectadores, piscina olímpica herdada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, centro de ginástica equipado para competições e treinamentos, ginásio específico para tênis de mesa e o kartódromo, que atende os praticantes de automobilismo.

O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), maior programa socioesportivo do Brasil, oferece diversas modalidades na Vila Olímpica de Manaus. Atletas de base podem se desenvolver no futsal, vôlei, handebol, basquete, jiu-jitsu, natação, xadrez, tênis de mesa e outras modalidades abertas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
Atualmente, o Programa RespirAR tem um núcleo nas dependências da Vila Olímpica, reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o programa visa a melhora da qualidade de vida por meio de atividades físicas, fisioterapia e combate ao sedentarismo.