A Vila Olímpica de Manaus vai sediar, entre a quinta-feira (3) e o sábado (5), o 18º Troféu Artemis Soares de Ginástica Rítmica. O evento, disputado anualmente, conta com o apoio do Governo do Amazonas na preparação das atletas para competições nacionais e contabiliza pontos para o ranking estadual da categoria.
“Temos acompanhado o trabalho da ginástica amazonense nas mais diversas categorias e sabemos o quanto esses eventos estaduais são importantes para a qualificação dessas atletas”, destaca Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
O Troféu Artemis Soares inicia às 18h30, com a banda de música da Escola Estadual Senador Petrônio Portella e apresentações de dança dos clubes federados da Federação Amazonense de Ginástica (FAG). Na sexta-feira (4), a partir das 15h e no sábado, as disputas começam às 9h.
Com a participação de aproximadamente 51 atletas, o evento terá disputas nas categorias Pré-Infantil, Infantil, Juvenil e Adulto. A competição, organizada pela FAG, é um momento em que as ginastas mostram as habilidades nos aparelhos de Arco, Bola, Fitas, Maças e Mãos livres.
As participantes individuais serão premiadas com medalhas do 1º ao 3º lugar. Já as três melhores equipes do ranking, receberão troféus. A vice-presidente da FAG, Verônica Martins, destaca que o evento é fundamental para que os treinadores possam analisar o desempenho na ginástica rítmica.
“Nossos campeonatos estaduais são fundamentais para que as atletas possam aumentar seus fundamentos práticos e é um momento onde os professores avaliam as ginastas nos aparelhos de corda, mãos livres, maças e arcos”, comenta Verônica Martins.
*Com informações da assessoria