O Real Madrid visitou o Valencia no sábado (2) em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol e as atenções estavam voltadas mais para o reencontro entre o brasileiro Vinicius Jr. e a torcida do time da casa do que para a partida em si.
Em maio do ano passado, o atacante foi hostilizado com manifestações racistas por parte dos torcedores do Valencia no estádio Mestalla e o episódio ganhou repercussão mundial. A partida de hoje foi cercada de expectativa e contou com um esquema especial por parte do time mandante para evitar novos episódios de racismo.
No retorno do Real Madrid e de Vini Jr. ao Mestalla pela primeira vez desde os casos de racismo de 2023, o jogo foi marcado por uma jornada inspirada do brasileiro recompensado com dois gols do craque no empate em 2 a 2 entre as equipes.
Vaiado a cada toque na bola e xingado de “idiota” em coro pelos torcedores do Valencia, Vinícius Jr. respondeu com dois gols e com uma comemoração simbólica. Após marcar o primeiro gol, o brasileiro celebrou com o braço direito levantado e o punho cerrado, gesto antirracista utilizado por diversos grupos de resistência. O atacante foi eleito o melhor jogador em campo por LALIGA.
O jogo
O Valencia saltou em vantagem no placar no primeiro tempo. Os donos da casa abriram o placar com Hugo Duro aos 27 minutos e, logo na sequência, ampliaram com Yaremchuk. Vini Jr., nos acréscimos da primeira etapa, descontou para o líder do campeonato.
No segundo tempo, Carlo Ancelotti fez quatro alterações e as mexidas surtiram efeito. Vini Jr., de novo ele, de cabeça deixou tudo igual a 15 minutos do fim do jogo.
Com o empate, o Real Madrid chegou a 66 pontos e segue com folga na liderança. Já o Valencia estacionou na nona posição com 37 pontos.
Polêmica
O Real Madrid chegou a marcar o gol da virada no último minuto com Jude Bellingham, mas o árbitro da partida, Jesús Gil Manzano, apitou o final da partida com a bola ainda no ar. A atitude da arbitragem gerou a revolta dos jogadores do Real e também da comissão técnica.