Vice-líder na fase classificatória da Liga das Nações (VNL, na sigla em inglês), a Seleção Brasileira feminina de vôlei está a três vitórias do título inédito na competição. Na terça-feira, 22, o técnico José Roberto Guimarães definiu as 14 jogadoras que disputarão as quartas de final contra a Alemanha, nesta quinta, 24, às 15h (horário de Brasília), em Lodz, na Polônia. As equipes estiveram frente a frente na primeira semana da Liga, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Foi um embate acirrado com cinco sets, que terminou com vitória do Brasil por 3 sets a 2.
A principal ausência na lista de Zé Roberto é a ponteira Ana Cristina, maior pontuadora da primeira fase, com 167 acertos. Ela passou por cirurgia na semana passada devido a uma lesão no menisco do joelho esquerdo, sofrida durante partida contra a França, a décima da primeira fase. A recuperação deve levar, aproximadamente, quatro meses.
O treinador brasileiro relacionou as mesmas atletas que derrotaram o Japão na última partida classificatória: Macris e Roberta (levantadoras), Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara (opostas), Gabi, Helena e Júlia Bergmann (ponteiras), Diana, Júlia Kudiess e Lorena (centrais) e Laís e Marcelle (líberos). Já a central Luzia foi poupada pelo treinador e poderá retornar nos próximos jogos.
A seleção encerrou a primeira fase com 11 vitórias e uma derrota em 12 partidas. O único revés foi para a atual campeã olímpica, a Itália, líder na tabela da Liga das Nações. Já a Alemanha terminou em sétimo lugar a fase classificatória, com sete vitórias e cinco derrotas. Além da vitória sobre as alemães na primeira semana da VNL, o Brasil soma outras quatro vitórias em jogos oficiais contra as adversárias europeias.
Em caso de vitória, a Seleção Brasileira enfrentará na semifinal a vencedora do duelo entre Japão e Turquia.
Veja abaixo a agenda das quartas de final:
Quarta-feira (23/7)
11h30 – Itália x Estados Unidos
15h – Polônia x China
Quinta-feira (24/7)
11h30 – Japão x Turquia
15h – Brasil x Alemanha