A White House Jiu-Jitsu School, de Manaus, escreveu mais um capítulo marcante de sua história e no cenário nacional do Jiu-Jítsu. Em um fim de semana que a equipe participou de duas competições da IBJJF/CBJ e voltou para casa com medalhas, pódios e destaque em todas as faixas etárias.
Nos dias 19 e 21 de setembro de 2025, a delegação manauara disputou o Sul-Americano No-Gi e o Brasileiro Kids Sem Kimono, ambos no Rio de Janeiro, levando 17 atletas de crianças da categoria mirim a faixas-pretas adultos. O balanço final foi de excelentes colocações por equipe, medalhas expressivas e mostrando que o trabalho de formação de base e preparação de alto rendimento andam lado a lado.
Sul-Americano No-Gi 2025 Top 4 adulto com sabor de pódio
Realizado nos dias 19 e 20 de setembro, o Sul-Americano No-Gi é um dos torneios mais tradicionais da IBJJF. A White House encerrou a competição na 4ª colocação geral da categoria Adulto Masculino, somando 36 pontos e ficando atrás apenas das equipes GF Team (52), DreamArt (50) e Gracie Barra (50).
Um detalhe técnico dá mais no resultado, DreamArt e Gracie Barra terminaram empatadas com 50 pontos, dividindo a segunda posição. A IBJJF adota critérios internos de desempate, mas, para efeito de leitura de pódio, o empate permite interpretar que a White House figurou tecnicamente como a 3ª força do evento, logo atrás da campeã GF Team e das duas vice-líderes.
- João Victor de S. Macedo (faixa roxa) – 2 ouros, campeão no peso (Medium-Heavy) e no
absoluto (Open Class).
- Isaque Almeida Lima (faixa azul) – ouro no Adulto Masculino Pena (Feather).
- Josué Braga Lira (faixa preta) – ouro no Adulto Masculino Galo (Rooster).
- Gabriel Henrique de Aguiar Correa (faixa azul Juvenil 1) – prata.
Pontuação por Equipe – Adulto Masculino
- GF Team – 52 pontos;
2. DreamArt – 50 pontos (empate técnico);
3. Gracie Barra – 50 pontos (empate técnico);
4. White House Jiu-Jitsu School – 36 pontos;
No primeiro Brasileiro Kids Sem Kimono 2025 Uma nova geração de campeões
No domingo, 21 de setembro, a nova geração da White House subiu ao tatame para o Brasileiro Kids Sem Kimono, também no Rio de Janeiro. Foram 10 atletas representando a escola. Do mirim ao Infanto Juvenil.
O resultado foi impressionante: nove medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, garantindo 100% de aproveitamento em pódios.
Medalhistas – Brasileiro Kids
– Ouro Enzo Pietro – Infanto Juvenil 1 Masc. Meio-Pesado | Faixa Amarela
– Ouro Daniel Gomes – Infanto Juvenil 1 Masc. Leve | Faixa Laranja
– Ouro Marcos Murilo – Infanto Juvenil 1 Masc. Médio | Faixa Laranja
– Ouro Bruno Azevedo – Mirim 3 Masc. Pesadíssimo | Faixa Cinza
– Ouro Arthur Felipe – Infantil 1 Masc. Leve | Faixa Cinza
– Ouro João Pedro – Infantil 1 Masc. Pena | Faixa Cinza (duplo ouro: peso e absoluto)
– Ouro Pietro Baseggio – Infantil 2 Masc. Pesado | Faixa Amarela
– Ouro Davi Diogo – Infantil 2 Masc. Meio-Pesado | Faixa Amarela
– Prata Rianna Gabrielly – Infanto Juvenil 3 Fem. Meio-Pesado | Faixa Cinza
– Bronze Laura Sophia – Infantil 1 Fem. Pluma | Faixa Amarela

Na categoria Júnior, mesmo com uma delegação pequena, conquistou o 9º lugar, com 37
pontos. Todos os 10 atletas voltaram para casa com medalha.
Números da Delegação White House
Total de atletas na viagem: 17
Sul-Americano No-Gi: 7 atletas (Adulto e Juvenil)
Brasileiro Kids No-Gi: 10 atletas
Faixas etárias representadas: de Pee-Wee 3 (crianças) até Adulto faixa-preta
Total de medalhas conquistadas: mais de 20 medalhas somando peso e absoluto.
Aproveitamento de pódios no Kids: 100%.
O professor Ricardo Amaral Filho, médico do esporte e um dos líderes da White House, acompanhou de perto os atletas juvenis e adultos no Sul-Americano. Ele celebrou não apenas os pódios, mas a consistência do projeto:
“Competir em dois campeonatos de nível continental no mesmo fim de semana e trazer resultados expressivos em todas as faixas etárias mostra que o trabalho está na direção certa. Ficamos no Top 4 do Adulto no Sul-Americano que, com o empate no pódio, pode ser visto como Top 3 e garantimos 100% de pódios no Kids. Isso só se fez possível pelo apoio da Masterfrigo e Manauara EC que patrocinam nossa equipe Pro.”
O professor Diogo Dutra, que liderou a equipe infantil no Brasileiro Kids, reforçou a importância da base:
“Ver nossas crianças lutar e subir ao pódio com tanta alegria e maturidade é a maior recompensa. Mais do que medalhas, é o aprendizado, a disciplina e a experiência que vão moldar esses jovens atletas para o futuro e para a vida.”
Mesmo representando a AOJ (Art of Jiu-Jitsu), o jovem Ricardo Yoshito Amaral, filho do professor Amaral, viajou com a delegação da White House e também fez uma competição incrível em sua categoria e conquistou o ouro no absoluto, reforçando o intercâmbio técnico entre as duas escolas e o compromisso com o desenvolvimento internacional dos atletas manauaras.
“É muito especial voltar ao Brasil e competir junto da equipe que fez eu me apaixonar pelo Jiu-Jitsu. Mesmo morando e treinando na AOJ, eu carrego tudo que aprendi na White House. Estar aqui, ajudar na criação da equipe Pro e ainda conquistar o ouro no absoluto é uma alegria enorme. Fico emocionado de ver a White House crescendo, de sentir essa energia do tatame que é a minha casa desde criança. Agora é focar no Manaus Open e no Majestic antes de voltar pros Estados Unidos, sempre levando um pedacinho da White House comigo.”
Equilíbrio entre base e alto rendimento
O desempenho no Rio confirma a filosofia da White House: crescer de baixo para cima, sem perder a excelência no topo. De um lado, crianças de 5 a 15 anos conquistando títulos nacionais; do outro, juvenis e adultos disputando medalhas de ouro em um dos torneios mais duros do continente, ombro a ombro com as maiores equipes do mundo.
Essa combinação garante que a escola siga como uma das referências da Região Norte e fortaleça sua presença no cenário nacional e internacional.
Próximos Desafios
Com a performance no Rio de Janeiro, a White House Jiu-Jitsu já mira no Manaus Open no próximo fim de semana.
Resumo em Números
- 17 atletas em dois torneios no mesmo fim de semana
- 4º lugar Adulto Masculino no Sul-Americano (empate técnico que
permite leitura de 3ª lugar) - 9º lugar Junior no Sul-Americano
- 10 atletas Kids no Brasileiro Sem Kimono
- 9 ouros, 1 prata e 1 bronze no Kids, com 100% de aproveitamento de
pódio
A campanha no Rio de Janeiro confirma a White House Jiu-Jitsu School como uma equipe capaz de revelar talentos desde a base e desenvolver atletas juvenis e adultos para disputar títulos no mais alto nível.