O técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, enfrenta crescente pressão antes do encontro de quarta-feira(10) na fase de grupos da Champions League contra o Manchester City, de Pep Guardiola, mas o espanhol estava confiante de que a equipe pode reverter a má fase.
A derrota de domingo por 2 a 0 para o Celta de Vigo, na qual o Real teve dois jogadores a menos após as expulsões dos defensores Fran Garcia e Álvaro Carreras, deixou o clube em segundo lugar na LaLiga com 36 pontos, quatro atrás do líder Barcelona.
“O futebol pode mudar rapidamente… para o bem ou para o mal”, disse Alonso em uma coletiva de imprensa na terça-feira(9). “Após o jogo contra o Celta, nós já tiramos as nossas conclusões.”
“Agora, só o City está em nossas mentes. É a Champions League, estamos no Bernabéu. Será diferente por causa da energia que é criada. É nisso que estamos pensando, no que está à nossa frente.”
Perguntado se o seu emprego poderia estar em risco caso o Real tropece contra o City, Alonso manteve a postura desafiadora.
“Quando você treina o Real Madrid, você tem que estar preparado para situações como esta. Somos uma equipe, estamos todos unidos”, disse ele.
“Para reverter o desapontamento, o que é normal, tudo em que estamos pensando agora é no City.”
O confronto de quarta-feira(10) será o 13º encontro entre os clubes na última década, uma rivalidade que se intensificou, já que Real e City se juntaram para conquistar três dos últimos quatro títulos da Champions League.
O Real venceu a competição em 2022 e 2024, eliminando o City no caminho para ambos os títulos, enquanto o time inglês levantou o seu primeiro troféu da Champions League em 2023, após superar o clube espanhol nas semifinais daquele ano.
Apesar de uma fase decepcionante nas últimas semanas, com duas vitórias nos seus últimos sete jogos em todas as competições, Alonso permaneceu otimista.
“Estamos todos juntos nisso. Unidos. Convencidos de que esta é uma oportunidade. Precisamos ter a energia para nos conectar com o Bernabéu. Se isso acontecer, teremos a chance de vencer”, disse ele.
“No futebol, você tem que se adaptar e aprender. Alguns dias são bons, outros não são”, acrescentou. “Mas estamos progredindo a cada partida. Que bom que temos um desafio amanhã. A melhor maneira de seguir em frente é enfrentá-lo. É um desafio que devemos superar.”
O Real está em quinto lugar na tabela da Champions League com 12 pontos, três atrás do líder Arsenal. O City está em nono com 10 pontos, buscando um lugar entre os oito primeiros que garantiria a classificação direta para as oitavas de final.

