Uma pequena barraquinha de tacos no México com apenas quatro itens no menu recebeu uma estrela do Guia Michelin.
A Taquería El Califa de Léon, localizada em San Rafael na Cidade do México, é um dos estabelecimentos que ganharam uma ou duas estrelas pela primeira vez no Guia Michelin México, publicado nesta semana. É a primeira barraquinha de taco que recebe a honraria.
O chef Arturo Rivera Martínez, que tem servido os clientes na taquería por pelo menos 20 anos, recebeu o prestigiado dólmã de chef enquanto trabalhava na última quarta-feira (22).
Leia mais: Don Julio é o melhor restaurante de carnes do mundo pelo 2º ano consecutivo
“O segredo é a simplicidade do nosso taco”, Rivera disse para a Associated Press. “É apenas tortilla, molho verde ou vermelho, e é isso. Isso e a qualidade da carne.”
Taquería El Califa de León, que ocupa apenas 3 metros de largura e existe há mais de 50 anos, é conhecida pelo taco Gaonera, em homenagem ao toureiro mexicano Rodolfo Gaona.
“Essa taquería pode ser pequena e com pouco espaço para as pessoas chegarem a se sentar apenas no balcão, mas sua criação, o taco Gaonera, é excepcional”, informou o comunicado do Guia Michelin. “O filé de carne é cozido com experiência, temperado apenas com sal e um pouco de suco de limão.”
“Ao mesmo tempo, um segundo cozinheiro prepara as excelentes tortillas de milho. O resultado é puro.”
Quando perguntado qual bebida o chef harmonizaria com seus tacos “excepcionais”, Rivera Martínez disse aos repórteres: “Eu gosto com Coca-Cola.”
Além do taco Gaonera, os clientes podem escolher entre as outras três opções de recheio dos tacos, como de bisteca – que custa em torno de US$ 5 (R$ 25,75).
“Com carne e tortilla desse calibre, a dupla de molhos feitos na casa nem são necessárias”, continua o Guia Michelin.
O restaurante Quintonil, dos chefs Jorge Vallejo e Alejandra Flores, recebeu duas estrelas do guia. Já o Rosetta, da chef Elena Reygada, recebeu uma na leva dos primeiros estabelecimentos mexicanos reconhecidos pelo Guia Michelin.
Focando na Cidade do México, Oaxaca, Baja California, Los Cabos e Nuevo Léon, os inspetores do Guia Michelin viajaram pelo país para procurar as melhores experiências gastronômicas que o México tem a oferecer.
“Que alegria que é poder honrar a iguaria que é a gastronomia mexicana na Cidade do México”, disse Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin, em um comunicado divulgado pelo guia.
“A primeira e promissora seleção é uma ilustração de como o país está mostrando suas regiões, culturas e tradições de maneira tão distinta quanto são.”
Em 2016, o chef Chan Hon Meng foi o único dono de uma barraca de comida de rua a ser reconhecido pelo Guia Michelin.
Fonte: CNN.