A Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi considerada a segunda melhor praia do mundo, de acordo com um novo livro do guia de viagens Lonely Planet.
Com três quilômetros de comprimento e “pores do sol surpreendentes”, como descreve a publicação, a praia brasileira ficou atrás apenas da The Pass, na cidade de Byron Bay, na Austrália.
A Lonely Planet destacou ainda que Ipanema é um reduto de diferentes grupos urbanos, que usam os postos de salva-vidas numerados como referência e ponto de encontro. Um exemplo é o posto 7, que é frequentado por surfistas.
A Praia Farme, entre os postos 8 e 9 e em frente à Rua Farme de Amoedo, é onde a comunidade LGBTQIA+ se encontra. O posto 8 é “onde as crianças da favela se reúnem”, como diz a publicação.
Por fim, o posto 9 é descrito como um “ponto de encontro do público fashion, atraindo jovens e belos, ao lado de artistas e hippies”, e o posto 10 sedia partidas de vôlei, futebol e futevôlei.
Praia australiana na liderança
A The Pass saiu na frente e foi eleita a melhor praia do mundo. Situada na cidade de Byron Bay, a praia fica no ponto mais a leste da Austrália continental, no Cabo Byron.
Ela possui um trecho de areia rosada e é conhecida por ser um paraíso para surfistas de todos os níveis.
Mas ela vai além: a publicação destaca que a praia possui uma pilha de conchas e ossos que remete ao passado aborígene da região e ainda é circundada por uma floresta subtropical com animais locais. Algumas trilhas permitem observar o local de diferentes ângulos.
A praia australiana ficou em primeiro lugar entre as 100 melhores praias do mundo no recém-lançado livro “Best Beaches: 100 of the World’s Most Incredible Beaches”. Enquanto a relação de todas as praias só está disponível para consulta no próprio livro, a Lonely Planet divulgou em seu site uma prévia com as 20 primeiras
Fonte: CNN