O aeroporto de Leipzig/Halle, na Alemanha, interrompeu temporariamente os voos na madrugada de quinta-feira (1), depois que ativistas do clima invadiram o campo de pouso como parte de uma campanha de protesto que fez com que parlamentares pedissem punições mais rigorosas e melhores medidas de segurança nos aeroportos.
O tráfego aéreo no aeroporto no leste da Alemanha foi interrompido por três horas, afetando o tráfego de carga, informou o aeroporto em um comunicado.
Leia mais: Alerta vermelho para os eventos climáticos extremos
Os ativistas da Last Generation disseram em um comunicado que entraram no aeroporto por volta da meia-noite, sem especificar como conseguiram entrar, para pedir que o governo alemão buscasse um acordo global para abandonar petróleo, gás e carvão até 2030.
O grupo listou vários países da Europa e da América do Norte onde, segundo eles, interrupções semelhantes estão planejadas como parte de uma campanha de protesto que começou no mês passado. Na semana passada, suas ações forçaram dois aeroportos na Alemanha a suspender temporariamente o tráfego aéreo.
Políticos alemães exigiram melhor proteção para os aeroportos do país depois que os ativistas climáticos conseguiram romper as cercas e interromper o tráfego aéreo, inclusive no aeroporto mais movimentado do país, Frankfurt, por dois dias seguidos na semana passada.