Catânia (Itália) – O aeroporto Vincenzo Bellini, também conhecido com aeroporto Catania-Fontanarossa, da cidade de Catânia, localizado no lado leste da ilha siciliana da Itália, interrompeu todos os voos nesta segunda-feira (14) devido a uma nova erupção do vulcão Etna, conforme comunicado pela empresa de gerenciamento aeroporto Sac.
A operadora do aeroporto declarou: “Devido à erupção do vulcão Etna, todas as partidas e chegadas estão canceladas até as 13h, horário local.”
O aeroporto Vincenzo Bellini usou a plataforma de mídia social X (anteriormente conhecida como Twitter) para instruir os passageiros a entrarem em contato com suas respectivas companhias aéreas para obterem informações adicionais.
Vulcão Etna
O vulcão Etna, o mais ativo na Europa, entrou em erupção nas primeiras horas de hoje. O fenômeno natural emitiu uma nuvem de cinzas sobre a cidade de Catânia, que foi dispersa pelos ventos.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália confirmou a atividade. O INGB descreveu o fenômeno como uma “fonte de lava” que flui para o sul da cratera do vulcão, a uma altitude de 2.800 metros.
O fechamento do aeroporto coincide com o início do período de férias tradicionalmente celebrado em 15 de agosto, conhecido popularmente na Itália como “Ferragosto”. A ilha da Sicília é um destino muito procurado por italianos e estrangeiros durante o verão.
Situado a cerca de 60 quilômetros ao sul do vulcão, o aeroporto já havia suspendido suas operações de voo em meados de maio. O motivo foi outra erupção do vulcão Etna, que felizmente não causou ferimentos.
De acordo com informações do site do INGV, o Monte Etna tem uma longa história de erupções, datando de mais de meio milhão de anos, mas sua forma cônica característica atual desenvolveu-se nos últimos 100 mil anos.
Registros históricos indicam que uma das erupções mais devastadoras do Etna ocorreu em 1669, resultando na morte de cerca de 20 mil pessoas. O vulcão está localizado a 3.324 metros acima do nível do mar.
A saber no ano de 2022, aproximadamente 10 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, que atende a parte oriental da Sicília, uma das áreas turísticas mais populares da Itália.
Edição: Hector M S Silva, com informações da RTP.
Leia mais: Vulcão na Islândia expele gás tóxico, mas erupção desacelera