Ao menos oito pessoas morreram após um ataque a tiros em uma escola de ensino médio e uma casa no oeste do Canadá, na terça-feira (10), em um dos massacres mais letais da história recente do país. A atiradora também foi encontrada morta.
Anteriormente, autoridades haviam dito que nove pessoas morreram no ataque. O número foi corrigido após a polícia afirmar que uma das vítimas, na verdade, sobreviveu aos ferimentos.
Ao menos outras duas pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves ou que ameaçam suas vidas, e até 25 pessoas estavam sendo tratadas por ferimentos leves, segundo a polícia.
Onde ocorreu o ataque?
O ataque na Tumbler Ridge Secondary School foi o mais mortal em uma escola no Canadá em décadas no país.
Tumbler Ridge é uma cidade com apenas 2.400 habitantes, e a escola tem 175 alunos matriculados, segundo o site do governo da província.
Um professor brasileiro estava dando aula no momento do atentado. Pelas redes sociais, o professor disse que está bem e que nunca imaginou que passaria por uma situação igual a essa.
“Não desejo a nenhuma criança em idade escolar tenha que passar o que meus alunos passaram hoje. Ainda processando”, escreveu.
De acordo com as autoridades, vítimas foram encontradas na escola e em uma residência.
Quem é a suspeita?
A polícia identificou a pessoa suspeita do ataque como Jesse Van Rootselaar, de 18 anos, informou o comissário-adjunto Dwayne McDonald, comandante da Polícia Montada Real Canadense da Colúmbia Britânica, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.
Ela residia em Tumbler Ridge, afirmou o oficial, e foi encontrada morta após o caso. Segundo as autoridades, ela nasceu biologicamente homem e começou a transição de gênero há seis anos.
Em um alerta de emergência enviado aos celulares dos moradores na terça-feira (10), oficiais descreveram a suspeita como uma mulher de cabelos castanhos vestindo um vestido, segundo a emissora CBC News.
Quem são as vítimas?
Uma professora, vários alunos e dois parentes da suspeita do ataque estão entre as vítimas fatais.
“As vítimas fatais da escola incluem uma professora adulta, três alunas e dois alunos do sexo masculino”, disse Dwayne McDonald.
“Outras duas vítimas, uma mulher adulta e um jovem, foram encontradas mortas em uma residência próxima”, adicionou.
“A mulher adulta é a mãe da suspeita, e o jovem é o irmão ou meio-irmão”, afirmou.
A polícia informou que a maioria das vítimas é “bastante jovem” e que as famílias ainda estão sendo notificadas.
“Como mencionei anteriormente, a maioria das vítimas é bastante jovem. A maioria nasceu em 2012 ou 2013”, comentou McDonald.
A sargento Vanessa Munn acrescentou, ao final da coletiva de imprensa, que entre as vítimas estavam “três alunas de 12 anos e dois alunos, de 12 e 13 anos”.

