O aeroporto alemão de Colônia-Bonn interrompeu temporariamente todos os voos nesta quarta-feira (24), depois que integrantes do grupo ativista climático Last Generation colaram as próprias mãos em uma pista e disseram que isso era “apenas o começo”, com ações semelhantes planejadas globalmente dentro das próximas semanas.
Também nesta quarta-feira, a polícia britânica disse num post no X que prendeu nove ativistas do grupo de campanha climática Just Stop Oil por conspirarem para perturbar o aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados do mundo.
Não ficou claro se as duas ações foram coordenadas, embora o grupo alemão tenha dito que os aeroportos britânicos estariam entre os vários alvos dos ativistas climáticos.
O aeroporto de Colônia-Bonn, o sexto maior da Alemanha, perto da antiga capital da Alemanha Ocidental, disse que retomou as operações durante a manhã.
A Last Generation disse anteriormente no X que havia bloqueado o tráfego aéreo no aeroporto e publicou fotos de vários ativistas com as mãos coladas na pista.
A ativista Ronja Kuenkler da Last Generation, que quer que o governo alemão busque um acordo global para abandonar o petróleo, o gás e o carvão até 2030, disse numa conferência de imprensa: “Isso foi apenas o começo hoje. Nas próximas semanas iremos repetir isto. na Alemanha, na Europa e no mundo.”
Ela se recusou a comentar quando questionada se as Olimpíadas de Paris, que começam na sexta-feira (26), poderiam ser um alvo.
O grupo previu anteriormente protestos em aeroportos da Europa e da América do Norte para quarta-feira, mas não foram relatadas grandes perturbações e algumas tentativas foram frustradas.
Na Noruega, três ativistas foram detidos na manhã de quarta-feira depois de abrirem um buraco em uma cerca e chegarem brevemente à pista do aeroporto de Oslo, disse a polícia local.
Um vídeo postado pela Just Stop Oil no X mostrou policiais britânicos prendendo várias pessoas em uma estrada perimetral perto de uma pista cercada, onde aviões podem ser vistos taxiando.