O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, realizaram seu primeiro evento conjunto nesta quinta-feira (15) desde que Biden deixou a corrida presidencial de 2024 no mês passado.
Biden subiu aos microfones no evento em Maryland para falar sobre o esforço histórico de sua administração para permitir que o Medicare (seguro social de saúde pago pelo governo para famílias de baixa renda) negocie os preços dos medicamentos.
O presidente americano começou refletindo sobre o fato de que ele vem tentando realizar a legislação sobre o assunto desde que era um senador novato dos EUA em 1973.
“Estou esperando por este momento há muito, muito tempo”, disse Biden à multidão.
Ele acrescentou que a luta contra as grandes empresas farmacêuticas é crítica porque os americanos pagam mais por seus medicamentos do que “qualquer nação avançada do mundo”.
A vice-presidente também descreveu as disposições da Lei de Redução da Inflação do governo, aprovada há dois anos nesta semana, que levaram ao anúncio desta quinta-feira (15) sobre os preços dos medicamentos.
O presidente americano recebeu uma recepção calorosa durante seus comentários em uma faculdade comunitária em Maryland.
“Eu poderia falar a tarde toda sobre a pessoa com quem estou neste palco”, disse Kamala em meio a aplausos da multidão, seguidos por gritos de “Joe”.
O presidente e a vice-presidente subiram ao palco juntos pela primeira vez desde que Biden anunciou que não buscaria a reeleição neste ano.
“Há muito amor nesta sala pelo nosso presidente”, disse Kamala.
A vice presidente elogiou Biden, dizendo que “poucos líderes em nossa nação fizeram mais” em muitas questões, incluindo assistência médica e custos de medicamentos prescritos, o que é uma conquista que Biden tem elogiado ao longo do mandato.
“Obrigada, Joe!”, gritou a multidão.
Mais tarde em seus comentários, Kamala disse que era sua “grande honra” servir com Biden, a quem ela chamou de “ser humano extraordinário”.
Biden no início de seus comentários disse que a vice-presidente “será uma presidente incrível”.