Ghislaine Maxwell, que foi condenada a 20 anos de prisão por conspirar com Jeffrey Epstein para abusar de menores, enviou nesta segunda-feira (9) uma mensagem clara a Donald Trump: se o presidente lhe conceder clemência, ela limpará o nome dele de qualquer irregularidade relacionada a Epstein.
A proposta extraordinária, feita pelo advogado de Maxwell na manhã de segunda durante seu depoimento virtual perante o Comitê de Fiscalização da Câmara, garante que a saga Epstein continuará sendo um ponto quente da política.
“A Sra. Maxwell está preparada para falar de forma completa e honesta se receber clemência do presidente Trump”, disse o advogado David Oscar Markus em declaração durante o depoimento, que ele posteriormente publicou no X.
“Somente ela pode fornecer o relato completo. Alguns podem não gostar do que ouvirem, mas a verdade importa. Por exemplo, tanto o presidente Trump quanto o presidente Clinton são inocentes de qualquer irregularidade.”
Markus também afirmou: “Somente a Sra. Maxwell pode explicar o motivo, e o público tem o direito a essa explicação.”
Trump não descartou a possibilidade de conceder um perdão ou comutação de pena a Maxwell.
Trump e Clinton, que aparecem ao longo dos arquivos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA, negaram qualquer irregularidade relacionada a Epstein.
O presidente do Comitê de Fiscalização da Câmara, James Comer, chamou a decisão de Maxwell de invocar a Quinta Emenda de “muito decepcionante” e disse que os parlamentares “tinham muitas perguntas a fazer sobre o crime que ela e Epstein cometeram, bem como sobre uma possível conspiração conjunta.”
Democratas do comitê acusaram Maxwell de tentar comprar sua clemência ao se recusar a testemunhar. “Não permitiremos que esse silêncio permaneça”, disse a deputada democrata Melanie Stansbury.
Quando questionado se intimaria o secretário de Comércio Howard Lutnick como parte da investigação, Comer disse que iria se concentrar em cinco depoimentos que estão por vir.
Espera-se que os Clintons compareçam a depoimentos fechados ainda este mês.

