Centenas de golden retrievers se reuniram nos vales da Escócia para celebrar o 155º aniversário da raça, na última sexta-feira (14). Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver uma verdadeira multidão de cachorros — acompanhados de seus tutores — em uma bela e histórica paisagem, em frente às ruínas da Casa Guisachan, local que dizem que os cães foram originalmente criados.
De acordo com a BBC News, o evento, que dura quatro dias e é realizado a cada cinco anos, foi organizado pelo Clube Golden Retriever da Escócia e contou com palestras, oficinas de treinamento, um piquenique e uma procissão noturna.
Cachorros de mais de 12 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Alemanha, Holanda, Romênia, República Tcheca, Itália, Croácia, Estônia e Japão participaram do evento, segundo a BBC.
Na terça-feira (11) anterior, à noite, os cães se reuniram para uma procissão de uma milha do Campo de Canis até a Casa Guisachan, onde foram recebidos por um tocador de gaita de foles e fizeram um brinde ao seu pai fundador, Lorde Tweedmouth.
Como a raça foi criada
Em uma nota publicada em seu site, o clube informou que o cão foi originalmente criado em Guisachan, no vale Glen Affric, na Escócia, em 1864, pelo aristocrata Sir Dudley Marjoribanks, também conhecido como Lorde Tweedmouth. Era um cachorro de trabalho, com grande habilidade, resistência, força e habilidades de treinamento.
A primeira ninhada de golden retrievers nasceu em 1868 de um spaniel d’água tweed, uma raça agora extinta, e de um retriever amarelo de pelo liso.
Ele acrescentou que ao longo dos anos, a raça se dividiu em dois “estilos” distintos – o “show”, mais pesado e com pelagem mais espessa, e o “trabalho”, mais leve e de pelagem mais escura.
Com informações: D24am