As Filipinas e a China acusaram uma à outra nesta segunda-feira (19) de causar choque entre navios e realizar manobras perigosas no Mar da China Meridional, o mais recente conflito depois que as duas nações concordaram em tentar aliviar as tensões e administrar os desentendimentos no mar.
A guarda costeira chinesa postou um pequeno vídeo do incidente que mostrou a colisão com o que disse ser uma de suas embarcações.
A emissora estatal CCTV relatou que a Guarda Costeira da China disse que a embarcação filipina “colidiu deliberadamente” com uma embarcação chinesa de forma “não profissional e perigosa” na hidrovia disputada na manhã desta segunda-feira.
As Filipinas contestaram o relato de Pequim, dizendo que dois de seus navios da guarda costeira “encontraram manobras ilegais e agressivas” de embarcações chinesas perto de Sabina Shoal enquanto se dirigiam para abastecer o pessoal filipino estacionado em duas ilhas ocupadas.
A Reuters conseguiu comparar o formato do mastro, popa, ponte e janelas do BRP Bagacay MRRV 4410 das Filipinas e do navio 21551 da Guarda Costeira da China com imagens de arquivo.
O local e a data da filmagem foram vistos no vídeo fornecido pela Guarda Costeira da China, indicando que os navios estavam a cerca de 15 quilômetros ao sul de Sabina Shoal por volta das 3h25 (horário local) nesta segunda-feira.
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente quando a filmagem foi filmada.