Mundo – Um avião da Air Koryo, proveniente de Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, aterrissou em Pequim no começo desta terça-feira (22), marcando a primeira vez desde o início dos bloqueios da pandemia de covid-19 em 2020 que a Coreia do Norte abriu suas fronteiras para algumas viagens de passageiros.
O voo JS151 chegou às 9h17, ligeiramente antes do horário planejado. Embora não esteja claro quem estava a bordo, as agências de turismo ocidentais que operam na Coreia do Norte sugerem que este possa ter sido um voo especial, destinado a repatriar norte-coreanos que ficaram retidos na China durante os anos de fechamento das fronteiras.
Este acontecimento ocorre no contexto de uma gradual reabertura de um dos países mais politicamente e economicamente isolados do mundo. A circulação de trens de carga e navios tem aumentado vagarosamente ao longo do último ano, no entanto, a Coreia do Norte apenas recentemente começou a permitir algumas viagens internacionais de passageiros.
No mês passado, pela primeira vez desde antes da pandemia, delegações dos governos chinês e russo voaram para Pyongyang. Na semana passada, ônibus transportando atletas norte-coreanos para um torneio de taekwondo no Cazaquistão cruzaram a fronteira com a China.
Imagens da agência de notícias sul-coreana Yonhap mostram pessoas em fila realizando o check-in para o voo de retorno de Pequim a Pyongyang, com grandes montes de caixas empacotadas e bagagens.
A Air Koryo também agendou voos para Vladivostok na sexta-feira, conforme um diplomata informou à Reuters, o que seria o primeiro voo da companhia para a Rússia desde o início da pandemia.
“Este voo ainda não representa a retomada completa da rota; é um voo especial destinado aos norte-coreanos, focado em repatriar indivíduos que ficaram anos presos no exterior”, explicou Simon Cockerell, gerente geral da Koryo Tours, com sede em Pequim.
Com informações da Reuters
Leia mais: Rússia diz que envio de caças F-16 à Ucrânia provocará ‘escalada de conflito’