Mundo – Cientistas no Reino Unido estão aconselhando as pessoas a retomarem o uso de máscaras, devido a uma preocupante “mutação” da variante da Covid-19. Além da subvariante da Omicron, conhecida como Eris, já estar suscitando inquietação devido ao seu elevado grau de mutação e disseminação, uma nova subcepa, ainda não oficialmente denominada, mas identificada como BA.6, está gerando apreensões de que um cenário sombrio do novo coronavírus possa emergir nas próximas semanas.
Conforme relatado pelo jornal britânico Daily Mirror, a nova subcepa até o momento foi detectada apenas na Dinamarca e em Israel, mas também exibe um nível surpreendente e alarmante de mutações, de acordo com cientistas.
Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, compartilhou em sua conta no Twitter: “Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão agitados. Clips e diagramas de linhagem genética circulando intensamente. Embora eu tenha compreensão limitada dos detalhes, parece que chegou novamente a hora de usar máscaras”.
A professora Christina Pagel, matemática da University College London e membro ativo do grupo Independent SAGE, mencionou em uma plataforma de mídia social que é “muito cedo” para fazer uma avaliação, mas admitiu que a variante possui “muitas novas mutações que a distinguem das cepas anteriores do Omicron”. Ela acrescentou que isso sugere que a variante pode ser “potencialmente mais capaz de provocar uma grande onda” de contágio.
Com informações do Extra
Leia também: Saiba como matemática contribuiu para projeções sobre a Covid-19