O presidente Donald Trump disse em uma publicação no Truth Social nesta segunda-feira (29) que vai impor uma tarifa de 100% “sobre todo e qualquer filme feito fora dos Estados Unidos”.
Trump não especificou quando ou como a tarifa poderia ser promulgada.
Se Trump cumprir sua ameaça, será a primeira vez que ele essencialmente impõe uma tarifa sobre um serviço em vez de um produto bruto.
O presidente ameaçou inicialmente impor uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior em maio, argumentando que outros países oferecem incentivos fiscais que atraíram cineastas para o exterior.
Em sua publicação nesta segunda-feira, ele destacou a Califórnia, dizendo que o estado “foi particularmente afetado”.
Hollywood foi pega de surpresa quando Trump apresentou a tarifa pela primeira vez em maio.
“À primeira vista, é chocante e representaria uma paralisação virtualmente completa da produção”, disse uma fonte do setor à imprensa na época . “Mas, na realidade, ele não tem jurisdição para fazer isso e é muito complexo de aplicar.”
Atores e diretores americanos geralmente preferem trabalhar perto de casa. Mas “o fato é que é mais barato para os estúdios de Hollywood pagar para todos embarcarem em aviões e hotéis, porque o custo da mão de obra, a falta de descontos e a possibilidade de produzir no exterior são infinitamente mais baratos”, disse Jay Sures, vice-presidente da United Talent Agency, à imprensa em maio.