O Aeroporto de Munique, na Alemanha, foi forçado a fechar após avistamentos de drones, disseram autoridades na manhã de sexta-feira (3), no horário local.
Um total de 17 voos foram cancelados pouco depois das 22h, horário local, na quinta-feira, afetando quase 3 mil passageiros, informou o Aeroporto de Munique.
Além disso, 15 voos que chegavam foram desviados para as cidades alemãs de Stuttgart, Nuremberg e Frankfurt, bem como Viena, na vizinha Áustria.
Um agente de atendimento de passageiros do aeroporto disse à CNN: “Alguns voos ainda aguardam para decolar, outros foram cancelados. Tudo está sob controle e o aeroporto deve reabrir às 5h.”
Um quadro de partidas no site do aeroporto mostrou vários voos com status de partida “planejada” para depois das 5h, horário local.
Drones sobre a Europa Ocidental
O aeroporto, localizado no sul da Alemanha, atendeu quase 20 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano e se tornou o mais recente aeroporto europeu a fechar após avistamentos de drones nas proximidades.
Recentemente, uma série de avistamentos em vários aeroportos da Dinamarca impactou dezenas de milhares de passageiros.
Mais tarde, a Dinamarca proibiu todos os voos civis de drones em seu espaço aéreo, enquanto se preparava para sediar uma cúpula de líderes europeus em Copenhague nesta semana para discutir o apoio à Ucrânia em sua luta contra a Rússia e reforçar a segurança europeia.
Na cúpula, os líderes deveriam discutir diversas medidas destinadas a proteger os céus do continente, incluindo uma iniciativa emblemática chamada “parede de drones”.
A iniciativa do muro de drones não seria um muro físico, mas sim uma rede em camadas de sistemas de detecção e interceptação, com base nas capacidades antidrones de cada membro da União Europeia.