Apesar dos desastres ocorridos com a guerra, a Ucrânia conseguiu realizar nessa terça-feira (11), primeiro transplante de coração em uma criança no país. Segundo um comunicado feito pelo Instituto do Coração da Ucrânia, a cirurgia salvou a vida de uma menina de seis anos e foi comandada pelo próprio diretor do órgão, Borys Todurov.
“Apesar do perigo da guerra, o helicóptero transportou o coração do paciente e fez todo o possível para salvar a vida e cumprir os prazos a tempo de fazer a doação”, afirma o médico.
O coração transplantado para a paciente foi doado por um menino de 4 anos que sofreu uma morte súbita. Além do coração, os dois rins e o fígado da criança foram usados para salvar outros três pacientes pediátricos.
Três crianças receberam o transplante
Os rins do menino foram doados para um paciente de 12 anos que estava há três anos na fila do transplante. Já o fígado foi transplantado em um adolescente de 15 anos. Órgãos de adultos não podem ser doados para menores de idade, o que faz o procedimento em crianças ser ainda mais difícil.
A cirurgia de coração da menina foi bem sucedida e ela se recupera bem. Quebrando o protocolo deste tipo de procedimento, a mãe da criança que doou o coração foi autorizada a fazer uma visita à menina na UTI. Ela pôde ouvir o coração que era de seu filho batendo mais uma vez.
A deputada ucraniana Oksana Dmitrieva, representante da comissão de saúde do parlamento ucraniano, compartilhou o momento do encontro em suas redes sociais. “Temos um grande respeito aos pais deste anjinho que, neste momento difícil, decidiu fazer um gesto tão bonito e bondoso”, afirmou Oksana.
*Com iformações SGC