Mundo – O aeroporto de Aleppo, no norte da Síria, sofreu um bombardeio na manhã desta quarta-feira (22), ocasionado por ataques aéreos de Israel.
O local bombardeado é um dos principais pontos de ajuda humanitária para os afetados do terremoto, que devastou o norte do país e o sudeste da Turquia, no mês passado.
De acordo com o Ministério dos Transportes Sírio, ao menos 80 aeronaves aterrizaram no aeroporto, com o propósito de amparar as pessoas após o abalo sísmico.
Segundo fontes de inteligência local, os ataques tinham como alvo um depósito de armas pertencentes a milícia pró-Irã, que fica em uma base aérea próxima ao local afetado.
No último mês, o carregamento de armamentos iranianos foi frequente naquela região, aproveitando justamente o tráfego aéreo constante dos aviões de carga, que trazem auxílio às vítimas do terremoto.
O Ministério de Defesa da Síria, afirmou, ainda, que os mísseis israelenses foram lançados a partir do mar Mediterrâneo, a oeste da cidade costeira de Latakia (onde fica o principal porto sírio).
Após o ataque, todos os voos programados foram transferidos para os aeroportos de Damasco e de Latakia.
Recorrente
Em menos de um mês, este é o segundo ataque israelense ao aeroporto de Aleppo. No dia 7 de março deste ano, um bombardeio provocou três mortes e também paralisou suas atividades.
A ação é uma de centenas feitas por Israel contra alvos pró-Irã na Síria nos últimos anos.
*Com informações da Folha de SP*