A Marinha dos Estados Unidos realizou exercícios militares em Porto Rico na sexta-feira (5) em meio à tensão com a Venezuela. Fuzileiros navais e marinheiros dos EUA também realizam treinamento anfíbio e operações de voo no sul de Porto Rico.
Os Estados Unidos ordenaram o envio de 10 caças F-35 para um aeródromo em Porto Rico para conduzir operações contra cartéis de drogas, informaram duas fontes, em uma medida que provavelmente agravará ainda mais as tensões na região.
Leia mais: Venezuela inicia treinamento de milicianos contra ameaças dos EUA
Os caças avançados se somarão à já intensa presença militar americana no sul do Caribe, enquanto o presidente Donald Trump cumpre a promessa de campanha de reprimir grupos que ele acusa de traficar drogas para os EUA.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta sexta-feira (5) que aeronaves militares venezuelanas serão abatidas se colocarem os americanos em uma “posição perigosa”.
A declaração foi feita após dois aviões do país latino voarem perto de um navio da Marinha dos EUA em águas internacionais na quinta-feira (4). Trump se recusou a dizer a que distância os aviões chegaram dos navios americanos.