O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu na última sexta-feira, 7, que um dos trailers de divulgação do filme “Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, não será exibido nos cinemas.
A decisão acontece após a abertura de uma representação ética para que o teaser não seja mais exibido em nenhuma sessão de cinema cuja classificação seja aberta a menores de 12 anos, para verificação da sua conformidade às recomendações do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O vídeo de 1 minutos e 14 segundos mostra crianças destruindo bonecas após observarem a Barbie, interpretada por Margot Robbie. As imagens foram consideradas violentas pela relatora do caso, o que viola recomendações da Seção 11 do Código do Conar.
O Conar garante que a representação atinge apenas esse anúncio especifico, uma vez que o filme é uma obra artística, e por isso, está fora de alcance do código do órgão. A Warner, estúdio responsável pela produção e distribuição do filme, pode recorrer da medida liminar e pode se defender das acusações do órgão.
Nota oficial do Conar:
“Em seguida, a relatora da representação concedeu liminar parcial, levando em conta que o teaser está em exibição ostensiva para o público infantil e com cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro, o que viola recomendações da Seção 11 do Código.
Neste sentido e porque a tutela dos direitos da criança está sujeita ao princípio da precaução, ela concedeu medida liminar parcial, recomendando a sustação da divulgação de um dos teasers do filme, restrição válida apenas para as divulgações nos blocos de espaço comercial em sessões de cinema de filmes com classificação indicativa inferior a 12 anos, por ser esta a idade de proteção da criança estabelecida pelo artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente.”
*Com informações Exame