Muitos jovens americanos desconfiam de uma ampla gama de instituições, de acordo com uma pesquisa da Gallup-Walton Family Foundation divulgada nesta quarta-feira (21), com cerca de metade afirmando ter muito pouca confiança no Congresso ou na presidência dos Estados Unidos.
53% dos entrevistados em idade de votar da Geração Z – que o inquérito define como aqueles com menos de 28 anos – disseram confiar muito pouco no Congresso, com 51% dizendo o mesmo sobre a presidência e 44% sobre a Suprema Corte. Apenas 20% disseram ter “bastante” ou “muita” confiança na Suprema Corte, e um número ainda menor expressou altos níveis de confiança no Congresso ou na presidência.
Mais de um terço dos adultos da Geração Z também afirmam ter muito pouca confiança nas grandes empresas de tecnologia (49%), nas notícias (43%), no sistema de justiça criminal (41%) e na polícia (37%), com menos dizendo o mesmo dos militares (30%) e do sistema médico (26%). Apenas 7% afirmam ter muito pouca confiança na ciência como um todo.
Os resultados refletem as conclusões de uma pesquisa do Instituto de Política de Harvard divulgado no início deste ano, que constatou uma queda na confiança entre os jovens adultos em muitas instituições.
A falta de confiança no sistema político do país não é exclusiva dos jovens americanos. A sondagem Gallup realizada no início deste ano levantou uma questão estreitamente relacionada com as instituições. E percentagens semelhantes de adultos de todas as idades expressaram dúvidas sobre os três ramos do governo: 57% disseram que tinham muito pouca confiança no Congresso, 46% disseram que confiavam muito pouco na presidência e 35% que tinham muito pouca confiança em o Supremo Tribunal.
Em contraste, os jovens adultos eram significativamente mais propensos do que o público dos EUA como um todo a dizer que têm pouca confiança na polícia, nas forças armadas e nas grandes empresas tecnológicas.
Os jovens membros da Geração Z confiam em grande parte nos seus professores, conclui o inquérito da Gallup-Walton Family Foundation. Uma maioria de 59% dos atuais estudantes do ensino fundamental, médio e universitário afirmam ter altos níveis de confiança em seus professores e outros adultos em sua escola.
A pesquisa Gallup-Walton Family Foundation entrevistou 4.157 jovens de 12 a 27 anos nos EUA entre 26 de abril e 9 de maio, usando um painel online nacionalmente representativo. Os resultados da amostra completa têm uma margem de erro de +/- 2,1 pontos percentuais.