A Globo fechou acordo com a Liga Forte União (LFU) para exibição de jogos dos clubes que pertencem ao grupo nas edições de 2025 a 2029 do Brasileirão.
O contrato prevê transmissão nas diferentes plataformas da empresa das partidas como mandantes de Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco. Em média, os canais Globo vão exibir cinco partidas por rodada dessas equipes como mandantes, sendo quatro delas exclusivas.
Os 11 clubes da LFU na Série A se juntarão aos nove times da Libra nas telas dos canais Globo. A empresa havia fechado em março do ano passado um acordo para exibir com exclusividade jogos como mandantes de Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória.
Assim, os canais Globo vão transmitir nove partidas por rodada na Série A. A distribuição ficou da seguinte forma:Oito jogos exclusivos nos canais Globo (TV Globo, sportv e Premiere)Um jogo exibido nos canais Globo, na Record e no YouTubeUm jogo no Amazon Prime Video
Cobertura completa da competição
No total da competição, as plataformas da Globo vão exibir 342 dos 380 jogos do Brasileirão, sendo 304 deles exclusivos. O diretor de Direitos Esportivos da Globo, Fernando Manuel, comemorou o acerto com os clubes da LFU.
— Ficamos felizes pela parceria com os clubes da LFU e, com isso, consolidar nosso envolvimento no ciclo de 2025 a 2029 do Campeonato Brasileiro, que resultará na maior e melhor cobertura do evento, levando ao público praticamente todos os jogos através das diversas plataformas da Globo. O Brasileirão é um dos melhores campeonatos do mundo graças ao seu formato de disputa, competitividade e grandeza dos clubes, movimentando as torcidas de todo o país. Parte do seu desenvolvimento econômico vem da consciência, cada vez maior, dos envolvidos sobre os benefícios de se adotar modelos mais coletivos nas discussões comerciais, zelando por equilíbrio e critérios de mérito esportivo na distribuição das verbas entre os clubes. Parabenizamos todos os clubes pelos avanços nesse ciclo e nos orgulhamos de fazer parte e contribuir para essa agenda ao longo dos últimos anos — disse Fernando Manuel.
Presidente da Liga Forte União e CEO do Fortaleza, Marcelo Paz destacou a importância do público alcançado pela Globo em suas diferentes plataformas.
— Este acordo histórico com a Globo reflete o compromisso da Liga Forte União em levar o melhor do futebol brasileiro a um público cada vez maior. A Globo se junta aos parceiros que já acreditaram em nossa visão, garantindo a entrega mais ampla possível para o torcedor acompanhar o futebol em todas as plataformas — afirmou Paz.
A negociação viabiliza uma oferta democrática do Brasileirão na TV Globo nos próximos cinco anos, estimulando a conexão com o Brasil e com os torcedores. O sportv se mantém como principal canal esportivo do mercado, transmitindo e promovendo a competição, enquanto o Premiere oferece a mais completa experiência de futebol brasileiro. Tudo isso reunido no Globoplay, para o torcedor assistir às partidas de onde e como quiser.
Dentro desse ecossistema, os anunciantes têm papel fundamental no apoio à transmissão de qualidade da Globo. Em 2025, são 13 patrocinadores no projeto Futebol Nacional. Na TV Globo, são oito patrocinadores, em cotas esgotadas, que estão com Itaú Unibanco, Fiat, Amazon.com, Ambev, Vivo, Betnacional, Natura e Perdigão. Já as marcas Stellantis, Bradesco, Ambev e Novibet patrocinarão as transmissões pelo sportv. A Betano garantiu a cota TOP do projeto nas duas plataformas.
Blocos comerciais
Com o fim em 2024 do contrato anterior de direitos do Brasileirão, os clubes passaram a negociar o período que começa este ano. Houve a tentativa de formação de uma liga, que não saiu do papel.
Assim, houve o surgimento de dois blocos comerciais: a Libra e a Liga Forte Futebol, que posteriormente contou com a adesão dos clubes do Grupo União: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco.