Israel atingiu vários alvos houthis no Iêmen nesta quarta-feira (10), incluindo a capital, Sanaa, de acordo com o Ministro da Defesa israelense, Israel Katz.
“As FDI (Forças de Defesa de Israel) acabaram de atacar Sanaa e outros locais no Iêmen, visando acampamentos militares ocupados por terroristas houthis, incluindo o aparato de propaganda houthi, como parte da Operação ‘Tocando Sinos’”, informou Katz em um comunicado.
Segundo o Ministério da Saúde comandado pelos Houthis, a ofensiva deixou ao menos nove mortos e 118 feridos.
A emissora de TV Al-Masirah, administrada pelos houthis, noticiou que a “agressão israelense” teve como alvo um complexo governamental no distrito de Al-Hazm, no norte da província de Al Jawf.
Nova ofensiva após Israel matar primeiro-ministro houthi
O ataque desta quarta foi feito menos de duas semanas após o primeiro-ministro houthi, Ahmed al-Rahawi, e outras autoridades do grupo rebelde terem sido mortos em um ataque aéreo israelense em Sanaa.
Eles foram atacados no final do mês passado durante “um workshop de rotina realizado pelo governo para avaliar suas atividades e desempenho no último ano”, segundo um comunicado dos Houthis divulgado pela emissora do grupo.
Conflito entre Israel e Houthis
Os Houthis e Israel estão em um conflito crescente desde que o grupo rebelde apoiado pelo Irã começou a atacar Israel.
Os líderes houthis afirmam que a ofensiva é uma forma de solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza.
O Irã também forneceu apoio financeiro e militar ao Hamas e à Jihad Islâmica Palestina em Gaza.