As Filipinas e o Japão assinarão um acordo de defesa na segunda-feira (8) que permitirá que as suas forças militares visitem o solo um do outro, informou neste domingo (7) o gabinete de comunicações do presidente filipino.
O presidente Ferdinand Marcos Jr. testemunhará a assinatura do Acordo de Acesso Recíproco Filipinas-Japão logo após uma ligação de cortesia do ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, e do ministro da Defesa, Minoru Kihara, disse seu gabinete.
Leia mais: Japão diz aos EUA que comentário de Biden sobre “xenofobia” é lamentável
Leia mais: Premiê da China celebra “novo começo” com Coreia do Sul e Japão
Kamikawa e Kihara estão em Manila para se encontrarem com seus homólogos filipinos na segunda-feira para discutir o aprofundamento da cooperação em defesa entre dois aliados importantes dos Estados Unidos na Ásia.
As Filipinas têm reforçado os laços com os vizinhos e outros países para combater o que descreve como a crescente agressão da China no Mar do Sul da China.
O Japão, por outro lado, enfrentou a China no Mar China Oriental por causa de pequenas ilhas desabitadas que Pequim chama de Diaoyu e Tóquio chama de Senkaku.
As negociações formais para um Acordo de Acesso Recíproco entre as Filipinas e o Japão começaram em novembro.