A candidata democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump estão empatados em 48% cada para o voto popular para a eleição presidencial dos EUA de 5 de novembro, de acordo com a pesquisa do New York Times/Siena College publicada nesta sexta-feira (25).
Cerca de 15% dos americanos afirmam que ainda não tomaram uma decisão. Esse grupo tende a apoiar a candidata democrata, com 42% deles dizendo que estão inclinados a escolher Kamala Harris, contra 32% a Trump.
Leia mais: Elon Musk doa US$75 milhões para grupo pró-Trump
Leia mais: Trump aposta na radicalização e Kamala busca consolidar eleitorado
Ainda assim, a pesquisa mostra que os eleitores americanos seguem pessimistas em relação ao caminho que os EUA estão trilhando (72%), o que é ruim para as pretensões eleitorais da campanha democrata, que disputa como incumbente da Casa Branca.
Apesar disso, Kamala Harris diminuiu a distância entre ela e o ex-presidente Trump na avaliação dos eleitores em relação à economia. Ela, agora, está seis pontos percentuais atrás do candidato republicano. Na última pesquisa, eram 13 pontos percentuais.
Trump leva a pior, por outro lado, quando os eleitores avaliam qual dos dois candidatos protegeria os direitos reprodutivos das mulheres americanas. A vice-presidente Kamala Harris tem uma vantagem de 16 pontos percentuais sobre o candidato republicano nesse quesito.