A OMM (Organização Meteorológica Mundial) alertou nesta terça-feira (28) sobre condições catastróficas na Jamaica com a chegada do furacão Melissa, trazendo rajadas de vento superiores a 300 km/h, inundações repentinas e deslizamentos de terra, marcando a pior tempestade a atingir a ilha neste século.
“É uma situação catastrófica esperada na Jamaica”, declarou Anne-Claire Fontan, especialista em ciclones tropicais da OMM, em uma coletiva de imprensa em Genebra. “Para a Jamaica, será, com certeza, a tempestade do século.”
Ela disse que marés de tempestade de até quatro metros são esperadas durante o dia e que a precipitação deve ultrapassar 70 centímetros, ou cerca do dobro da quantidade normal esperada para toda a estação chuvosa. “Isso significa que haverá inundações repentinas e deslizamentos de terra catastróficos”, disse ela.
A FICV (Federação Internacional da Cruz Vermelha) prevê que até 1,5 milhão de pessoas na Jamaica serão diretamente afetadas pela tempestade.
“Hoje será um dia muito difícil para dezenas de milhares, senão milhões de pessoas na Jamaica”, declarou Necephor Mghendi, da FICV, por videoconferência de Port of Spain.
“Os telhados serão testados, as águas das enchentes subirão, o isolamento se tornará uma dura realidade para muitos.”
Mais de 800 abrigos foram montados para as pessoas que residem nas áreas que podem ser mais atingidas, acrescentou.
“A principal prioridade era tirar as pessoas do perigo para reduzir o número de vítimas.”

