Zara, uma menina de 4 anos e 5 meses da República Checa, bateu o recorde mundial da pessoa mais jovem a escalar o Monte Everest sem ajuda. Ela começou a escalada com o pai e o irmão, de 7 anos, no dia 7 de janeiro.
A menina, que nasceu na Malásia, já está acostumada a caminhadas longas e íngremes. Ela costumava caminhar 5 a 10 quilômetros por dia com uma inclinação de 300 a 600 metros. Em 2023, ela fez mais de 2.200 quilômetros na selva, como treino para a escalada do Everest.
A escalada foi feita durante o inverno, em condições climáticas adversas. A temperatura no acampamento base, no dia 1º de janeiro, chegou a -25 ºC. No entanto, a família não enfrentou nenhum problema durante a subida.
“A aclimatação foi muito superior à média, e a pequena Zara, graças à sua muito boa forma física, superou até centenas de outros trekkers”, disse o irmão da menina nas redes sociais.
Antes dela, a pessoa mais jovem a chegar ao ponto mais alto do país era um menino indiano de cinco anos.
Vale ressaltar que não importa a idade do alpinista, a caminhada até o acampamento base do Everest é extremamente desgastante para o corpo e pode causar sérias doenças de altitude, e até mesmo levar à morte. Os sintomas geralmente se desenvolvem entre seis e 24 horas após atingir uma altitude de mais de 9.800 pés (cerca de 2.987 metros) acima do nível do mar.
Fonte: Revista Crescer