Mark Zuckerberg, presidente executivo da Meta, anunciou o lançamento da plataforma Threads, do Instagram, considerada um “clone” do Twitter. O anúncio oficial aconteceu na noite de quarta-feira (5).
A expectativa é de que a conexão do Threads com o Instagram possa proporcionar uma base de usuários e um aparato publicitário integrado à nova plataforma. Na disputa entre bilionários, Zuckerberg e Elon Musk, o interesse é no desvio de dólares de publicidade do Twitter para o Instagram, num momento em que a nova presidente executiva tenta revitalizar o negócio da empresa de microblogs.
Embora o Threads esteja sendo lançado como um aplicativo independente, os usuários poderão fazer login usando as credenciais do Instagram e seguir as mesmas contas, tornando-o uma adição fácil aos mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais da plataforma. A associação entre as redes sociais aparece também nos termos e condições, uma vez que a exclusão da conta na nova rede social também exclui a do Instagram.
“Os investidores não podem deixar de se animar um pouco com a perspectiva de que a Meta realmente tenha um ‘assassino do Twitter’ pronto para ser lançado na loja de aplicativos”, disse Danni Hewson, chefe de análise financeira da empresa de plataforma de investimentos AJ Bell.
As ações da Meta fecharam em alta de 3% na quarta-feira, antes do lançamento. Isto superou os ganhos de empresas rivais de tecnologia, enquanto o mercado em geral caía. A chegada do Threads ocorre após Zuckerberg e Musk “trocarem farpas” por meses e até ameaçarem lutar entre si na vida real, em um combate de artes marciais mistas (MMA), em Las Vegas.
O momento seria oportuno para a Meta “desferir um golpe”, já que meses de tomadas de decisões caóticas de Musk têm agitado o Twitter, disse Matt Navarra, consultor de mídia social que já trabalhou com a Meta, o Google e o Pinterest.