Em comemoração ao aniversário de um ano do início das operações do telescópio James Webb, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou imagem inédita capturada pelo aparelho.
A foto mostra o nascimento de estrelas, de uma forma que nenhum outro equipamento havia sido capaz de registrar até então. A Nasa informou que algumas das estrelas captadas mostram sombras do que podem ser planetas.
O registro do telescópio, divulgado nesta quarta-feira (12), revela detalhes do Complexo Rho Ophiuchi, um conjunto de nuvens multicoloridas localizado a 390 anos-luz de distância da Terra. O região é local de formação de estrelas mais próximo do nosso planeta.
Na imagem, de acordo com a Nasa, há cerca de 50 estrelas jovens, todas com massa similar ou menor que a do Sol.
“A imagem do Webb do Rho Ophiuchi nos permite testemunhar um período breve no ciclo de vida estelar com uma nova clareza. Nosso próprio Sol passou por uma fase como essa, muito tempo atrás, e agora nós temos a tecnologia para ver o começo da história de outra estrela”, disse Klaus Pontoppidan, um dos cientistas envolvidos no projeto.
O telescópio entrou em funcionamento em 12 de julho de 2022, depois de um ano viajando pelo espaço. À época, o custo foi estimado em US$ 10 bilhões, o que equivale a R$ 48,2 bilhões na conversão atual.
*Com iformações Metrópoles